Seguidores

terça-feira, 2 de agosto de 2016

DESAPARECEU(?) MAIS UMA CRUZ DA GROTA DO ANGICO...

Por Kydelmir Dantas

E os componentes da irmandade CC Cangaceiros Cariri, e dos Grupos de Pesquisas do Cangaço e da SBEC foram surpreendidos na manhã do dia 28 de julho passado... Não foi a primeira vez que a história dos mortos na Grota do Angico recebeu um ataque à sua memória. No início dos anos 60 do século XX o Capitão João Bezerra chantou nas pedras daquele recanto uma cruz grande com outras 11 em respeito aqueles cangaceiro(a)s mortos no combate das Forças Volantes de Alagoas contra o bando de Lampião. Tempos depois esta cruz foi indevidamente retirada daquele local, em nome de se criar um museu do cangaço e hoje se encontra numa faculdade de Aracaju. 

1 - Colocada por João Bezerra

O ataque à memória do soldado ADRIÃO PEDRO DE SOUZA, com a intenção de ocultar a verdade histórica, também é um ataque aqueles pesquisadores que palmilham a história do cangaço no Nordeste brasileiro, Antonio Vilela, João de Souza Lima, Wilson Seraine Da Silva Filho, Alcino Costa (in memoriam), Antonio Amaury Correia de Araújo e tantos outros. É tentar ocultar que ali morreu um cidadão no cumprimento do seu dever militar e que é uma alma a ser lembrada na Missa do Cangaço.

2 - Colocada por Alcino Costa

As entidades envolvidas devem enviar uma nota de repúdio para que as Câmaras de Vereadores de Piranhas e Poço Redondo as ratifiquem e deveria abrir um BO nas Delegacias de Polícia das duas cidades citadas, além de enviarem ofícios às Secretarias de Segurança dos estados de Alagoas e Sergipe, notificando este absurdo. Nova cruz deverá ser instalada naquele local e esperamos encontrá-la intacta nas próximas Missas do Cangaço.

3 - Colocada por Antônio Vilela e João de Souza Lima

Não será surpresa se as cruzes e a placa colocadas pelo Mestre ALCINO COSTA seja retirada de lá, apenas porque tem os verdadeiros nomes daqueles cangaceiro(a)s que ali pereceram, pois, contraria a vontade de pouco(a)s em preservar a verdade histórica. Esta é minha mensagem de repúdio àquela agressão à História.


Acima, na sequência as imagens encontradas na net, das CRUZES DE ANGICO... 1 - Colocada por João Bezerra; 2 - Colocada por Alcino Costa; 3 - Colocada por Antônio Vilela e João de Souza Lima.


Kydelmir Dantas é poeta, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano.  Filho de Nova Floresta no Estado da Paraíba, mas radicado na cidade de Mossoró. Autor do livro: "Luiz Gonzaga e o Rio Grande do Norte".

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário