Seguidores

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

GENTE DAS RUAS DE POMBAL RAIMUNDO SACRISTÃO (RAIMUNDO GOMES DE LACERDA)

Por Jerdivan Nóbrega de Araújo

Raimundo Sacristão nasceu na vizinha cidade de Cajazeiras no dia de 15 de fevereiro de 1926. Ainda adolescente foi morar no Rio de Janeiro. Quando retornou veio morar em Pombal a convite do Mons. Vicente de Freitas, a quem passou a auxiliar como Sacristão na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso, função que exerceu do tempo do Monsenhor Vicente de Freitas até o período de Padre Oriel (Monsenhor Oriel Antônio Fernandes). 

Seu Raimundo foi um dos percussores da radiofonia em Pombal, fundando em 1958 o serviço de Alto-Falantes de Pombal, por ele denominada de Rádio Difusora Maringá, que servia às quermesses da igreja na época em que na cidade se comemorava no dia 9 de setembro a festa da Padroeira da cidade, Nossa Senhora do Bonsucesso, que por sinal era um grande evento festivo religioso. No mês de outubro também ele fazia a cobertura da Festa do Rosário.

Muita gente da radiofonia pombalense, que depois foram trabalhar em outras cidades, passaram pelos microfones “Difusora Rádio Maringá” a exemplo de Zeilto Trajano, Zé Geraldo, Genival Severo, Eurico Donato e Clemildo Brunet.

As difusoras da “Rádio Maringá” eram instaladas em locais alto para que o som pudesse se propagar, atingindo os lugares mais distantes da cidade, a exemplo do Mercado Público, Coluna da Hora e do açougue.

Seu Raimundo trabalhou também como Agente Administrativo no Ministério do Trabalho emitindo Carteiras Profissionais e Certificado de Revista (A minha foi emita por ele), mas ficou mais conhecido como Sacristão, conforme foi agregado a atividade o seu nome. Era o “Sacristão de Cônego Oriel”. (Padoriel). Ele conduzia o velho padre em um Jeep azul pela cidade e distritos, onde o Padre Oriel fazia suas celebrações, voltando com seu Jeep carregado de doações, como: milho, melancia, feijão, galinha, pato, guiné, e tudo mais que os fies doavam em gratidão a missa de domingo, celebrada naquela localidade.

Certa vez Padre Oriel celebrava a missa em Arruda Câmara, quando uma senhora começou a acenar. Padre Oriel manda que Seu Raimundo corra até a senhora. Seu Raimundo correu para socorrê-la.

Padre Oriel grita para seu Raimundo:

― O que foi, Raimundo?

Seu Raimundo responde de lá:

― Ela tá "dando "uma coisa, padre!

O padre fala:

― Então "recebe", Raimundo.

Seu Raimundo retruca:

― É uma coisa "ruim", padre.

E então padre Oriel grita:

― Então "não" recebe, Raimundo!

Seu Raimundo faleceu no dia 31 de julho de 1995, morando na Torre em João Pessoa para onde se mudou com a família em 1977.

Jerdivan Nóbrega de Araújo. Advogado. Funcionário da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Escritor. Poeta. Natural de Pombal-PB.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário