Seguidores

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

GENTE DAS RUAS DE POMBAL SEU BANDEIRA. MANOEL DE SOUZA BANDEIRA

Por Jerdivan Nóbrega de Araújo

Seu Bandeira nasceu na comunidade de Lagoa Escondida arredores de Pombal. Estudou no Colégio Diocesano Padre Rolim em Cajazeira. Seu primeiro emprego foi como escrevente do cartório de 1º ofício no ano de 1941. Em 1945 foi trabalhar na Coletoria Estadual Federal como servente. Trabalhou em Patos, santa Luzia, Cajazeiras, Princesa Isabel, Piancó, Catolé do Rocha e Antenor Navarro. Terminando o seu tempo de serviçona cidade de Sousa onde passou 20 anos trabalhando, saindo com a função de Auditor-Fiscal do tesouro Nacional.


Casou-se no dia 11 de marco de 1948 com dona Maria Rosiclear Salgado: pais de Kleber Bandeira, Alberto Bandeira. e Gutember gue Salgado Bandeira.


Manoel de Souza Bandeira era apaixonado por música, eventos de massa e por uma boa comunicação, e nesse sentido foi que ele instalou a “Difusora Guarani", que funcionou de 1942 a 1947, no sobrado de Joaquim Assis, Rua Nova, cuja locução era confiada a seu Agu Rodrigues e ao próprio Manoel de Souza Bandeira. Em 1953, seu Bandeira vendeu a difusora para seu a Afonso Mouta que muda o nome para “Difusora Tabajara”, instalando-a em 1958 no prédio do Cine Lux.


Seu Bandeira esteve a frente da fundação do “Pombal Ideal Clube” (PIC), tornando-se o primeiro Presidente na curta gestão de 1962/1963. Como dona Maria Rosiclear Salgado trabalhou incansavelmente para realizar a primeira vaquejada em nossa cidade. O casal fundou, em 1969, o “Bloco do Sujo”, que abrilhantou os Carnavais de Pombal por muitos anos, levando alegria, marca registrada do casal, as nossas ruas, e que até os dias atuas faz parte da memória e da saudade dos jovens da época.

Foi eleito vereador em 1962 assumindo a função na Câmara Municipal em 1963.

Seu Bandeira enviuvou de dona Rosiclear Salgado, a mulher por trás das suas realizações, em 1979. Voltou a casar em 1981 com a senhora Maria Betânia Rodrigues. O casal era pais de Johâma e de Bandeirinha.
Dona Rosiclear Salgado faleceu no dia 4 de fevereiro de 1979 e seu Manoel de Souza Bandeira, faleceu no dia 26 de Junho de 2011, deixando para a cidade um legado de trabalho e de alegria ao nosso povo.

Jerdivan Nóbrega de Araújo

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzagueano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário