Seguidores

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

HISTORIADOR FRANCISCO PEREIRA LIMA – UM DOS MAIORES CONHECEDORES DA HISTÓRIA DO CANGAÇO

Por Redação

O professor e historiador cajazeirense Francisco Pereira Lima, professor de História na Escola Estadual Professor Manoel Mangueira, tem dedicado sua vida ao estudo e pesquisa sobre o cangaço.


Inicialmente, ele aborda os 90 anos de cangaço no Nordeste brasileiro. Afirmando que o primeiro a comandar um grupo de cangaço foi Jesuíno Brilhante nas Regiões do Rio Grande do Norte e Paraíba. Entre as cidades de Patu, Catolé do Rocha e Pombal por volta de 1870. Afirmam alguns historiadores que antes de Jesuíno já existia alguns grupos menores (o José Gomes o Cabeleira).

José Gomes o Cabeleira

O foco da entrevista foram os vinte últimos anos, culminando com o aparecimento daquele que é considerado o “Rei do Cangaço”, Virgolino Ferreira “o Lampião”. Professor Francisco Pereira faz uma abordagem sobre a entrada de Lampião no Cangaço, afirmando que tudo começou com uma revolta dele e de dois irmãos contra a família Saturnino que dominava a política da região de Serra Talhada, família essa que oprimia a população e mandava matar os opositores. Lampião e seus irmãos entraram no cangaço, mesmo contra vontade do pai.


Perguntado sobre a relação de Lampião com Cajazeiras, professor Pereira afirma que Lampião mesmo não entrou em Cajazeiras, ficando na zona rural, principalmente, em Bom Jesus e Cachoeira dos Índios, enviando apenas os seus subgrupos, chefiados por Sabino, a que se atribui o maior ataque de cangaceiros a nossa cidade.

Ainda na entrevista, o professor Francisco Pereira faz uma abordagem histórica e sociológica da época do cangaço, analisando os prós e os contras, concluindo que Lampião está mais para bandido do que para herói.


Por fim, Francisco Pereira fala sobre a relação de Lampião com o Padre Cícero, quando tiveram um encontro em março de 1926. Como um respeitava o outro, fizeram um acordo para Lampião não invadir Juazeiro do Norte. Outro fato abordado foi um possível pedido do Padre Cícero a Lampião para não permitir a entrada no Ceará da Coluna Prestes. Essa relação causou indignação da imprensa cearense, fazendo com que muitos criticassem a ação do Padre Cícero.


http://blogdomendesemendes.blogspot.con

Nenhum comentário:

Postar um comentário