Seguidores

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

DOM PEDRO II


Em 1860, quando visitou a nova capital dos sergipanos, Aracaju, ao passar pela Alfândega, D. Pedro II observou que o relógio de parede da repartição estava uma hora adiantado.


Não só não gostou como passou um carão no inspetor, que, de medo, por pouco não se obrou nas calças . Zózimo Lima, na crônica abaixo, nos fala desta única visita do Imperador a Aracaju, e deste bizarro episódio. 

A VISITA DO IMPERADOR
Poe Zózimo Lima

Depois que desceu na Ponte, de 220 palmos de comprimento e 61 de largura, sendo uma parte de alvenaria, de 65 palmos, e outra de madeira, de 135, D. Pedro II e a Imperatriz, naquele distante 11 de janeiro de 1860, acompanhados de seu séquito rumaram para Palácio, escoltados pelo presidente da província, Dr. Manuel da Cunha Galvão, todo mesuras e salamaleques.

Em 11 de janeiro de 1860 Aracaju tornava-se, com apenas 5 anos de sua fundação, a capital simbólica do Império do Brasil. Nesta data iniciava-se a visita de Suas Majestades Imperiais, D. Pedro II e Esposa, Thereza Christina. Foram dias de grande movimentação e importância, e que marcaram de forma indelével a vida na nascente capital sergipana, deixando lembranças que jamais se apagarão.
Convido a todos para embarcarem conosco nesta viagem de volta no tempo para acompanhar os passos de Sua Majestade pelas terras aracajuanas. Clique aqui e boa viagem! Obrigado pela visita! - http://reino-de-clio.blogspot.com.br/2013/10/d-pedro-ii-em-aracaju.html

A nova capital, dentro de mangues e lagoas, onde apareciam cajueiros nos pontos mais altos, com apenas cinco anos de existência, por isso que o palácio era um casarão de aspecto sombrio, sendo necessário fazer-se uma puxada com galeria e mais dois quartos para hospedar alguns áulicos da comitiva que não era pequena, inclusive oficiais de Marinha.

Depois do protocolar beija-mão, com uma pequena saudação pronunciada pelo Dr. Guilherme Rabelo, foram distribuídos alguns copos de cajuada. O Imperador estava expansivo e mostrou desejo de conhecer a biblioteca palaciana. Torceu a cara quando viu que a maioria dos livros era de Paulo de Kock, jocoso escritor francês na época muito divulgado.

À noite, depois de devorar com apetite as curimãs de São Cristóvão, houve quadrilhas em que se exibiram alguns oficiais de Marinha, o Comandante da Polícia, Voltaire Carapeba e alguns comendadores barbados com as respectivas esposas de saia balão, papelotes nos cabelos e muita fita no corpinho atacado por constringentes barbatanas dos espartilhos.

Cansado, enfadado, depois de dar ordens aos comandantes do “Rio Apa”, “Pirajá” e “Itajaí”, que dormiriam a bordo, recolheu, com a Imperatriz, aos aposentos, envolvidos numa onda de carapanãs que furavam os mosquiteiros. 

Na manhã do dia 12, às 6 horas, já de pé, recebeu a impertinente visita do vice-cônsul português Horácio Urpia, no que era sucedido pelo vice-cônsul da França e Uruguai José Narboni, negociante de quinquilharias, ambos de fardão.

Depois do café com bolo, requeijão, ovos, banana frita e macaxeira, foi visitar as principais repartições públicas da nova capital.

Ao chegar à Alfândega, em casa de aluguel, mal alojada, consultou o relógio, que marcava 10 horas, e conferiu com o seu que estava em 9. Observou ao Inspetor daquela irregularidade. O Inspetor informou que a despeito daquela adiantada hora os funcionários cumpriam o período de serviço. O Imperador não gostou da explicação. Passou-lhe um carão em regra.

Aquele funcionário, acremente censurado, ao sair o Imperador, sem tomar qualquer purgante, minutos depois, fazia força, se espremia e gastava folhas de papel e capucos de milho para se limpar.

Outros episódios cômicos durante a estada do Imperador nesta província irei contar aos meus leitores, sem me afastar da verdade contida no noticiário da época.

Gazeta de Sergipe – 03/10/68

https://www.facebook.com/profile.php?id=100011331848533

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário