Seguidores

terça-feira, 10 de outubro de 2017

HOJE FAZ CEM ANOS DA MORTE DE DELMIRO GOUVEIA

By Jair Tavares

Quarta-feira, 10 de outubro de 1917, nove horas da noite, o Coronel Delmiro Gouveia, como de costume, sentado sob a luz elétrica do terraço do seu chalé na Vila Operária de Pedra (que ele mesmo construiu no agreste do estado de Alagoas), ler descontraído o seu jornal. Das sombras das plantas que adornam o jardim da residência, três vultos se esgueiram por entre os galhos e, de repente, ouvem-se três estampidos quase simultâneos de armas de alta potência. O Coronel é alvejado duas vezes: uma no braço e outra no coração. Acorre a sua casa o seu pseudo-amigo Firmino Rodrigues que o encontra, nos braços da atual esposa - dona Joventina, todo ensopado de sangue.


O cel. ferido sobrevive por mais alguns minutos, e ainda balbucia "mataram-me, quem foi o cabra que me matou? Valha-me Nossa Senhora!" e morreu quando o relógio batia 21:40 horas daquela fatídica noite.

Devido a quantidade significativa de inimigos poderosos que amealhara no decorrer de sua vida, sobravam motivos para a a sua eliminação. Por isto nunca se desvendou o mistério que envolveu a morte do coronel.


Delmiro Augusto da Cruz Gouveia foi um empreendedor futurista extraordinário que transformou "o nada" de uma região seca e inóspita do sertão nordestino, em um polo industrial de padrão invejável para a época. Era uma espécie de Midas moderno que transformava em ouro tudo que tocava.

Mas a facilidade com que ele ganhava dinheiro se assemelhava com a que ele atraía inimigos de toda sorte. E, tudo indica que ele já pressentindo a sua morte iminente, em 19 de maio daquele mesmo ano ele fez lavrar um testamento passando para os seus três filhos do primeiro casamento, toda a fortuna que lhe cabia no momento, cerca de quatro mil contos de Réis.

Não se pode julgar ninguém mas este Cel não tinha medo de quase nada e vivia mesmo vulnerável a uma tragédia deste tipo em toda parte onde estivesse. Quis o azar que isto acontecesse justamente na sua própria casa.


Quem quiser saber mais sobre este episódio procure adquirir o livro: Quem matou Delmiro Gouveia? - Gilmar Teixeira.) Ainda dará tempo para você adquiri-lo. Aqui está o e-mail do autor Gilmar Teixeira: 

gilmar.ts@hotmail.com

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário