Seguidores

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

OS IMPOSTORES...! APARIÇÃO DO SUPOSTO EZEQUIEL ( irmão de Lampião) E, PITOMBEIRA..

Por Voltaseca Volta

Recentemente, vi na net/Facebook um “ post “ de Geraldo Antônio De Souza Júnior que tratava da aparição em 1984, de um suposto “ EZEQUIEL –irmão caçula de Lampião“ na cidade de Serra Talhada-PE, e que viera de Valença-PI, para tirar seus documentos para fins de aposentadoria. Inclusive, o mesmo chegou a ser reconhecido por pessoas da região. Os pesquisadores e estudiosos do tema, dentre eles: Dr. Antônio Amaury ( autor de 15 livros ), Hilário Lucetti ( que realizou uma entrevista com o suposto Ezequiel e, chegou à conclusão de que se tratava de um IMPOSTOR, ou seja, de um cordelista que sabia muitas estórias de cangaço ), além do Dr. Sérgio Dantas, José Sabino Basseti, Dr. Frederico Pernambucano de Melo, João de Sousa Lima ( junto com Dr. Amaury, realizaram entrevista com o Sr. Antônio Chiquinho, proprietário da Fazenda que enterrou e, desenterrou o “ Ezequiel “, após o mesmo ser morto pela polícia, através de uma rajada de metralhadora no Combate da Lagoa do Touro, ou Lagoa do Mel, como preferem alguns, na região de Paulo Afonso-BA. Dito cangaceiro, alguns dias após a sua morte, teve sua cabeça retirada do corpo pela polícia e, levada, sendo exposta em Salvador-BA, havendo foto publicada da mesma em periódico daquela cidade.

No ano de 1969, a pesquisadora /escritora, Dra. Maria Cristina da Matta Machado, professora da USP, (autora de livros/trabalhos sobre o cangaço), no intuito de divulgar seus trabalhos e, promover a integração social de ex-cangaceiros que viviam, anonimamente em SP, utilizando os meios de comunicação jornal/TV, conseguiu reunir uma dezenas desses personagens, os quais, deram entrevistas e foram filmados. Para sua surpresa, apareceu no evento, um cangaceiro com a alcunha de PITOMBEIRA, o qual dizia ter feito parte do grupo de Lampião. Ao vê-lo, o ex-cangaceiro ZÉ SERENO (um dos sub-chefes de bando e, homem de confiança de Lampião), disse que não reconhecia aquele homem como um ex-cangaceiro e, que se tratava de um IMPOSTOR. Sila, ex-companheira de Zé Sereno e, a escritora Maria Cristina, ao tomarem conhecimento desse assunto, evitaram que Zé partisse para cima do impostor e, o desmascarasse, pois , se assim acontecesse, tumultuaria a entrevista e matérias que estavam sendo realizadas pelos órgãos da imprensa falada/escrita. Mas, a notícia da descoberta do impostor, chegou aos ouvidos do mesmo, naquele momento e, logo após a feitura das fotos dos ex-cangaceiros, o mesmo escafedeu-se, sem dar maiores explicações. O escritor/pesquisador Dr. Antônio Amaury foi quem nos relatou esse fato e, teve como testemunhos os depoimentos dos ex-cangaceiros, SILA, ZÉ SERENO e, DADÁ.

Como se constata, o estudo do tema cangaço é polêmico por natureza, mas para sua melhor compreensão, deve ser levado em consideração o bom senso; o princípio da razoabilidade; as provas orais e documentais , além de outros subsídios, a fim de que possamos fazer um “ juízo de valor “ sobre determinado fato ou personagem. Tirem as suas conclusões, pois, as minhas, eu já as tenho, até que me provem em contrário. Forte abraço e, obrigado pela atenção na leitura do texto..
....
Fotos : Maria C. M. Machado e Pitombeira (Revista Machete/1969)
Foto- : Suposto Ezequiel (acervo - vídeo Aderbal Nogueira)

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=777083365826973&set=gm.752665791609034&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário