Seguidores

quinta-feira, 19 de julho de 2018

IMAGINA SE LAMPIÃO FOSSE DOS ANOS DO SÉCULO PASSADO!


Por Ruy Lima

Amigo Mendes, eu cheguei a escrever que, se Lampião fosse desta época (1960 aos dias atuais) talvez estivesse no comando de alguma facção de traficantes. 

Depois de ler a biografia de alguns chefões do tráfico como Fernandinho Beira-Mar e Uê (Ernaldo Pinto de Medeiros), vi que estava sendo injusto com Virgulino Ferreira.

https://www.noticiasaominuto.com.br/justica/294167/fernandinho-beira-mar-e-condenado-a-30-anos-de-prisao-por-homicidio

Beira-Mar, com 20 anos foi preso por roubo e chegou a furtar armas pesadas, para vendê-las aos traficantes cariocas. Uê, sempre teve personalidade de criminoso, desde sua infância e sua entrada no tráfico deveu-se em parte a seu pai, que guardava as armas dos criminosos do morro.


https://br.pinterest.com/pin/711498441101292797/

Virgulino pertencia a uma família ligada ao campo, muita pacata, trabalhadora e muito religiosa. Ele, junto com o seu pai, José Ferreira e os irmãos mais velhos Antônio e Livino, além de trabalharem na agricultura e na criação de animais, exerciam atividades de pequenos comerciantes e almocreves (transportadores de mercadorias suas e de terceiros, no lombo de burros). 

O ambiente em que os Ferreira viviam era de muita harmonia, de boa convivência com vizinhos, os quais tinham o mesmo perfil de pessoas pacatas e trabalhadoras. Entretanto, no sertão daquela época, havia sempre refregas entre alguns certos vizinhos, apesar da amizade, muitas vezes por motivos fúteis, por ambição ou por orgulho. Embora José Saturnino, vizinho de Virgulino tenha contestado, acredito que tenha sido ele que fez com que o rapaz trabalhador e seus irmãos ingressaram no cangaço, aderindo ao bando de Sinhô Pereira, em 1920.

Sabidamente, José Saturnino, que já era inspetor local, conseguiu ingressar na Força Policial, como sargento, e tinha, na sua própria propriedade, alguns soldados, junto com seus capangas, para defende-lo. Daí se vê que com essa esperteza de Saturnino, Virgulino e irmãos tinham a polícia como inimiga, ou seja, transformaram-se em fora-da-lei. O resto, todo mundo já sabe.

Professor, meu amigo. Eu também tive que dar uma "pausa" nos "Episódios da Vida de Lampião", por falta de tempo e por encontrar muitas contradições de bons pesquisadores sobre a história do cangaço. Sabe-se que todos eles, "pesquisadores de campo" entrevistaram pessoalmente muitos personagens que participaram ativamente no cangaço (ex-cangaceiros,ex-cangaceiros, ex-militares, ex-membros de voltantes, etc). 

Sabe-se, também, que houve muitas divergências entre esses personagens. Há também alguns escritores que deram uma de roteiristas de novela ou cinema, ou seja, acrescentaram nas histórias dos cangaceiros fatos e diálogos que nunca aconteceram. 

Para você ter uma ideia, o filme "Rush" (No limite da Emoção) que conta a história real da rivalidade entre os pilotos de fórmula 1 James Hunt e Niki Lauda, à época pilotos de McLaren e Ferrari, tem cenas que são verdadeiras e outras que não passam de mitos para deixar a história mais agradável ao grande público.

Como é que os filmes bíblicos contem extensos diálogos entre os personagens, se não estão registrados na Bíblia? Naquela época não existiam repórter, telex, gravador, celular... 

Infelizmente perdi a fonte. Quando eu a encontrar colocarei na página.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário