Seguidores

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

HISTÓRIA DE CANGAÇO


Por Conrado Matos - Psicanalista
A imagem pode conter: 1 pessoa, texto



Após a morte de Lampião as traições e delações começaram a correr soltas. Corisco um bandido experiente não conseguiu escapar da Volante. Um filho do Velho Pacheco não mediu sentimento, entregou o "Diabo Louro" e sua mulher a temida Dadá. Um cangaceiro que continuou vivo após a morte de Lampião foi "Saracura". Seu nome verdadeiro Benício Alves dos Santos. 

Antes de relatar um breve resumo sobre este cangaceiro eu vou detalhar algo curioso sobre um interior da Bahia. O sertão nordestino baiano também foi uma rota de cangaço, andando por estas terras, os cangaceiros, Zé Baiano, Lampião, Corisco, Volta Seca e tantos outros. 

A cidade de Paripiranga (BA), por exemplo, foi um lugar de cangaço, ou seja, de cangaceiro. Foi Paripiranga um fato doloroso e bem estudado na história do cangaço. A cidade de Paripiranga faz divisa com a cidade de Simão Dias, em Sergipe. Além de um local de cangaceiro, a região ficou conhecida como um reduto de "coiteiros" que protegiam e escondiam cangaceiros. 

Nasceu em Paripiranga, justamente, o cangaceiro Saracura. O cangaceiro nasceu numa região chamada de Curral, onde faz divisa com as cidades sergipanas de Carira e Pinhão. Já na penitenciária Saracura falou em entrevista como entrou no bando de Lampião, logo inserido no grupo do cangaceiro Zé Sereno e mais tarde entrando para o grupo do cangaceiro "Labareda". 

Saracura revelou que optou pelo cangaço para vingar o que fizeram de ruim com seu pai. Alegou que policiais invadiram o sítio da família. Os policiais partiram pra cima do seu pai para que ele falasse do paradeiro de Lampião e seu bando. O velho disse que não sabia de nada. Os policiais então torturaram o velho e chegaram até a arrancar as suas unhas, numa tamanha crueldade. 

Muitos cangaceiros entraram no bando de Lampião por se sentirem injustiçados e perseguidos. Quando Saracura saiu da prisão, o mesmo foi trabalhar no necrotério do Instituto Nina Rodrigues em Salvador. Quem o arranjou este emprego foi o doutor e escritor Estácio de Lima. 
Um cargo que quase ninguém queria. Mas, como se tratava de um ex-cangaceiro, nada lhe amedrontava nessa tarefa. Se não tinha medo de vivos, como iria ter medo de mortos?

Para deixar mais claro aqui, "Coité" era o nome anterior de Paripiranga, "Nossa Senhora do Patrocínio do Coité".

https://www.facebook.com/111811696103013/photos/a.111931672757682/270332233584291/?type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário