Seguidores

sábado, 16 de março de 2019

MARIA BONITA E OS CÃES DO CANGAÇO

Por José Mendes Pereira
Foto colorida pelo professor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio

Esta é a companheira do cangaceiro Lampião. Ela é Maria Gomes de Oliveira conhecida mundialmente como Maria de Déa. Ela nasceu nasceu no estado da Bahia e faleceu na Grota do Angico em Poço Redondo no Estado de Sergipe, na madrugada de 28 de julho de 1938. Foi a primeira mulher a ingressar num grupo de cangaceiros. 

Maria Bonita nasceu e cresceu no povoado Malhada da Caiçara, que se localiza no município de Paulo Afonso na Bahia, e na época  era município Santo Antônio de Glória.

Foi casada com o sapateiro Zé de Neném, com o qual não gerou filhos e devido ao fracasso de seu casamento, no ano de 1929 conheceu Virgolino Ferreira da Silva com quem viveu dentro da caatinga até o dia da sua morte. 

Maria Bonita engravidou quatro vezes e que em duas gravidezes perdeu os filhos. Comprovadamente ela teve uma filha com Lampião de nome Expedita Ferreira que foi criada por um casal de amigos vaqueiros. 

Maria Gomes de Oliveira era chamada desde a infância de Maria de Déa, em referência à sua mãe. Nem a família nem o bando de Lampião a tratavam por Maria Bonita, apelido que só se difundiu após sua morte. 

Há algumas versões sobre a origem desse nome. Uma delas diz que se tratou de invenção dos repórteres dos jornais do Rio de Janeiro, possivelmente inspirados no filme Maria Bonita, lançado em 1937 e baseado na obra de mesmo nome de Afrânio Peixoto, de 1921. Outra, que teria sido dado por soldados que se impressionaram com a beleza da cangaceira quando ela foi morta em 28 de julho de 1938, aos 27 anos.

Fonte de pesquisa: 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Bonita

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário