Seguidores

terça-feira, 6 de agosto de 2019

IARA-CE, É ROTA DE TURISMO CARIRI CANGAÇO, SIM SENHOR.


Por Jair Tavares
 Jair Tavares e Souza Neto

O cangaceirólogo viajor de Cariri Cangaço 10 Anos que vai passar pela BR 116 KM 441, tem obrigação devocional de dar uma paradinha no distrito de Iara Ce e fotografar alguns monumentos históricos relacionados ao cangaço antigo do século XIX e ao messianismo. Construções simplórias porem repletas de simbolismo histórico.

Comecem pelo Cemitério Padre Ibiapina, na capelinha do logradouro, protegida pelas grades, tem uma placa em homenagem ao nobre missionário - bonita placa contendo 3 logomarcas: Casa da Cultura André Rodrigues, Cariri Cangaço e GPEC (Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço). Homenagem simples idealizada por três historiadores: Sousa Neto ilustre Secretário da Cultura do Barro-Ce, Jair Tavares membro do GPEC E CARIRI CANGAÇO e Padre Valderi Tavares pároco local de Iara Ceará. Em 2013 Iara foi elevada a categoria de Paróquia.

Depois passem na Matriz de N. S. da Conceição onde na entrada da igreja tem o que restou do cruzeiro antigo que Pe. Ibiapina fez erguer lá em janeiro de 1869 (eu falei 1 8 6 9). 

Depois passem na Capela de São João Evangelista, construida na década de 1850 por José Vicente Viriato com o objetivo de criar altar (e púlpito) particular para seu filho(Pe. Joaquim Juscelino Viriato Formiga) rezar missas. Essa família para sustentar esses caprichos esdrúxulos começou a saquear propriedades na Paraíba e, por causa disso, quase foi dizimada à bala pelo CapGN Francisco Timóteo em 1878(mas aí é outra história).

Tem mais história por lá. Tem os resquícios do que foi o quartel do primeiro destacamento militar de vigilantes da fronteira Ceará/Paraíba, tem a silhueta da Estrada Real de Cangati que passava em frente a Capela de São João Evangelista.

Em tempo: Iara Ceará é um dos poucos distritos(talvez o único) da nação que já foi município autônomo por duas vezes. A última vez foi em dezembro de 1963 porem a ditadura militar de março 1964 cassou esta instituição. Quem quiser detalhes amiúde de toda esta história tem que conversar com o nobre historiador, escritor e Conselheiro Cariri Cangaço Sousa Neto. 

Um abraço, Jair Tavares.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário