Seguidores

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

QUINCO VASQUES E A GRANDE FESTA DOS 10 ANOS DE CARIRI CANGAÇO

Por Manoel Severo

O final da tarde no Portal do Cariri emoldurava com luxo a programação em Missão Velha. A caravana Cariri Cangaço 10 Anos se deslocava da Fazenda Padre Cícero até a emblemática Carnaúba dos Vasques e ao memorável Casarão de Quinco Vasques, o Bravo Caririense. Quem se desloca a partir de Barbalha para o município de Missão Velha, sentido sul/norte, vai encontrar cerca de 4 km antes da entrada da cidade um entroncamento onde vamos visualizar a placa: Carnaúba dos Vasques. Trata-se de um entroncamento entre a CE que leva ao centro do município e a outra que vai até o aeroporto de Juazeiro do Norte.Ali se encontra uma das mais tradicionais fazendas de Missão Velha, berço da família Vasques.

Patriarca Quinco Vasques ao lado de seus 10 filhos na Casarão dos Vasques

O Casarão imponente e ímpar; não só pela sua arquitetura de beleza incomum; mas e principalmente por toda a história e tradição que guarda por trás de suas espessas paredes, o casarão da Carnaúba dos Vasques, de Quinco Vasques, viria a ser a morada do famoso "bravo caririense" depois do desenrolar dos episódios da invasão a Lavras da Mangabeira em 1910.
"Nossa gratidão eterna a Severo por esse momento de homenagens a Quinco Vasques pelo Cariri Cangaço"Aélio Vasques 
Quirino Silva, Aelio Vasques, Manoel Severo, Hernesto e Mabel Vasques, Bosco André
 Lisbela, Eliana Pandini, Ingrid Rebouças e Rosália Freire
Neli Conceição e Célia Maria

Joaquim Vasques Landim; mais conhecido por Quinco Vasques. Patriarca de uma das mais tradicionais famílias de nosso cariri, do seio dos Terésios, de Santa Teresa; a família Vasques Landim; que protagonizou uma enormidade de episódios pitorescos e importantes dentro da história do coronelismo do sul do Ceará no inicio do século passado foi homenageado pelo Cariri Cangaço 10 Anos quando na Câmara Municipal de Missão Velha recebeu "in memoriam" a comenda de "Personagem Histórico do Sertão". 

 Visita da Caravana Cariri Cangaço 10 Anos ao Casarão dos Vasques
 Aélio Vasques, Manoel Severo e Bosco André
Família Vasques Landim na festa dos 10 Anos do Cariri Cangaço
Sousa Neto, Neli Conceição e Ivanildo Silveira
Clênio Novaes e Moreira Paz
Ivanildo Silveira e Nivaldo Pereira

"Quinco Vasques, tratava-se de homem de descomunal bravura, natural do sítio Santa Teresa, Missão Velha, e residente, então, na Serra de São Pedro, sítio Bico de Arara, atual município de Caririaçu. Viveu ainda em Aurora, no sítio Tipi, onde foi vaqueiro do casal Marica Macêdo e Cazuzinha, de quem era primo legítimo. Alguns de seus filhos, da união com Maria da Luz de Jesus (Marica), foram nascidos no sítio Tipi, a saber: Antônio Joaquim Vasques Landim, nascido aos 6 de setembro de 1898, e Joanna Vasques Landim, nascida aos 22 de maio de 1900. Justifiquemos: “Aos cinco de agosto de mil e novecentos, na matriz de Aurora, batizei solenemente a Joanna, nascida aos vinte e dois de maio deste ano, filha legítima de Joaquim Vasques Landim e Maria da Luz de Jesus, naturais de Missão Velha. Foram padrinhos José Antônio de Macêdo e Joanna de Jesus Landim, casados. E para constar mandei fazer este termo que assino. Pe Augusto Barbosa de Menezes” (Livro de Registro de Batismos da Paróquia do Menino Deus de Aurora, 1897-1904, p. 112).


A caravana Cariri Cangaço foi recepcionada na Carnaúba dos Vasques pelos descendentes do Bravo Caririense, tendo a frente Aélio Vasques e Hernesto Vasques, respectivamente neto e bisneto do coronel caririense. "Para nós é uma grande honra receber o Cariri Cangaço aqui na Carnaúba dos Vasques, no momento em que os pesquisadores prestam esta grande homenagem a Quinco Vasques, hoje é dia histórico" revela um entusiasmado Aélio Vasques.

 Louro Teles

"Um dos episódios que ficaria marcado no panteão caririense foi sem dúvidas o ataque de Quinco Vasques a cidade Lavras da Mangabeira, quando enfrentou o poderoso clã dos Augustos, tendo a frente a não menos emblemática Dona Fideralina. Era o mês de abril de 1910. A madrugada do dia 06 para o dia 07 guardava os preparativos para empreitada do bravo caririense rumo as terras da matriarca do clã lavrense dos Augustos. No poder em Lavras se encontrava o cel. Gustavo Augusto Lima, filho de Dona Fideralina. Quinco Vasques e seu grupo, cerca de cinquenta homens bem armados, partiram da serra de São Pedro no atual município de Caririaçu, mas precisamente do sítio Bico da Arara. Ao longo do caminho outros homens se uniram à empreitada para a tomada de poder em Lavras, perfazendo um total estimado entre 150 a 200 homens em armas sob o comando de Quinco Vasques..."


Depois da tarde histórica no Casarão dos Vasques a caravana Cariri Cangaço 10 Anos ainda haveria de fazer uma última visita dentro da Programação de Missão Velha. Já eram quase dezoito horas quando tomando o rumo das terras dos Terésios, chegamos a Engenho Santa Teresa, sendo recebidos pelo proprietário, Dr Cícero Landim Cruz. 

Manoel Severo, Cicero Landim e Quirino Silva
  Beto Sousa
 "Os vastos campos de cana de açúcar, o cheiro forte do mel e melaço, o tacho fumegante e todas as cores características das moagens do sertão, mataram a saudade de muitos e trouxeram experiencias novas a quem ainda não havia conhecido. Um momento inesquecível de contato com o combustível que move o sertão. Ali o proprietário Cícero Landim da Cruz mostrou e ensinou cada processo dentro da fabricação do mel, da rapadura, do alfenim..."

Ingrid Rebouças, Bosco André. Joisa e Manoel Severo
Louro Teles, Odilon Nogueira e Manoel Severo

Cariri Cangaço 10 Anos 
Missão Velha - Carnaúba dos Vasques, Engenho Santa Teresa 
25 de Julho de 2019
Fotos:Ingrid Rebouças e Louro Teles

Nenhum comentário:

Postar um comentário