Seguidores

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

CARIRI CANGAÇO 10 ANOS, AVANTE ! TODOS A MISSÃO VELHA...

Por Manoel Severo

A tarde avançava firme e a caravana Cariri Cangaço 10 Anos seguiu para a sede do Sítio Barreiros, outrora propriedade de Padre Cícero e já há muito tempo pertencente à família Dantas do emblemático Sinhô Dantas, ali, dez anos atras o mesmo cenário foi visitado na primeira edição do Cariri Cangaço em 2009. O anfitrião foi José Ivo Dantas Filho. A Fazenda Padre Cícero (Sítio Barreiros) , imponente propriedade rural encravada a pouco mais de 6 Km do centro de Missão Velha; construída ainda em 1908 por Padre Cícero e administrada por algum tempo por seu braço direito, Floro Bartolomeu; depois pertencente ao Clã dos Dantas, valorosa família de coronéis de Missão Velha; mais uma vez anfitrionou a caravana do Cariri Cangaço nesta grande festa dos 10 Anos em Missão Velha.
 Caravana Cariri Cangaço 10 Anos na Fazenda Padre Cícero , terra dos Dantas...
Tradicionais torneiras da fazenda Padre Cícero
Comendador Mariano
Caravana Cariri Cangaço 10 Anos na Fazenda Padre Cícero , terra dos Dantas...

Ali, sob a orientação do grande historiador João Bosco André, os convidados e participantes puderam conhecer mais de perto um dos mais espetaculares capítulos da história recente do cariri cearense, a partir dos embates envolvendo os coronéis de barranco que disputavam o poder deste lado do estado do Ceará. A fazenda Padre Cícero pertenceu ao Cel. Dantas, destituído "as custas de bala" da prefeitura de Missão Velha, pelo coronel Isaias Arruda, de Aurora. Quem visita o fantástico casarão ainda pode ver as inúmeras "torneiras" usadas pelos defensores do lugar.


José Ivo Dantas Filho recebe o Cariri Cangaço 10 Anos
 Louro Teles 
 Junior Almeida, Clênio Novaes, Richard Pereira e Edson Araujo
Bosco André, Bismarck Oliveira, Padre Agostinho, Com Mariano e Ângelo Osmiro

A próxima parada seria na Fundição Linard, uma das mais tradicionais empresas da região caririense. Aqui, o resgate de um dos episódios mais pitorescos da historiografia do cangaço no cariri. Quando na Serra do Mato; famosa fazenda do grande Cel. Santana, o Capitão Lampião precisou de um ferreiro para limpar seu armamento, foi logo que trouxeram a sua presença o jovem Antonio Linard; ao final do ofício realizado o mesmo não cobrou nada ao Capitão, entretanto o líder cangaceiro fez passar por entre seus cabras, o chapéu da aba viada e ali cada um colocou a justa paga; desse episódio nasceu a história do primeiro torno das industrias Linard, um dos mais tradicionais grupos empresariais do cariri. Na tarde desta quinta-feira, 25 de julho, mais uma vez e agora celebrando seus 10 Anos, a caravana Cariri Cangaço esteve visitando o famoso torno e as instalações das industrias Linard.

Família Linard e a Comenda ao patriarca Antônio Linard
Patriarca Antônio Linard, homenageado nos 10 Anos de Cariri Cangaço
Família Linard recebe comenda em festa dos 10 Anos

Padre Agostinho abençoa as instalações das Industrias Linard

Alônio Linard, neto de seu Antônio, conta como foi o inicio da vida do homenageado: "Vovô não sabia idiomas, então recebia catálogos da Inglaterra, da Alemanha e ia traduzindo com um dicionário e ia montando os moldes, as peças..." e assim se construiu uma das mais festejadas usinas de nosso Ceará. Sem falar no inusitado e marcante episódio já comentado acima, de seu encontro com Virgulino Lampião nos idos entre 1926 e 1927, quando dali surgiu seu primeiro torno, o "Torno de Lampião", também visitado dentro da programação.
Caravana 10 Anos em visita aos Linard 
O famoso "torno de Lampião" relíquia mantida pela família Linard

A recepção teve à frente o patriarca da família e presidente das Industrias Linard; Maraton Linard, sua esposa, dona Eailce, e os filhos: Amélia, Alônio e Monalice; que receberam das mãos do curador do Cariri Cangaço a comenda em reconhecimento ao espirito empreendedor do fundador da industria, Antônio Linard.
o
Quirino Silva, Manoel Severo, Alonio e Maraton Linard e Luiz Forró
 Maraton Linard e Manoel Severo
Manoel Severo, Luiz Ruben, Ivanildo Silveira, Narciso Dias, Jorge Figueiredo, Edson Araujo, Louro Teles e Clênio Novaes
Monalice e Alônio Linard
Hernesto Vasques, Jorge Figueiredo e Renato Bandeira

A visita às instalações da Fundição Linard e ao mais "famoso torno do Brasil", aconteceu tendo a frente Alônio Linard, neto de seu Antônio e administrador do empreendimento. "Já estamos reservando um espaço especial aqui na Linard para montarmos um Memorial onde estarão todas as peças e relíquias ligadas à nossa origem" afirma Monalice Linard, neta de seu Antonio Linard.


Dr Leandro Cardoso e Luiz Ruben
 Rangel Alves da Costa, Edvaldo Feitosa e Jose Irari
 Paulo de Tarso
Quirino Silva, Clênio Novaes, Alonio Linard e Joao Andrade
Odilon Nogueira e Carlos Alberto Silva

Tem mais Missão Velha...
continuamos na próxima postagem

Cariri Cangaço 10 Anos
Missão Velha - Fazenda Barreiros - Fundição Linard 
25 de Julho de 2019
Fotos:Ingrid Rebouças e Louro Teles


http://blogdomendesemendes.blogspot,.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário