Seguidores

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

CINQUENTENÁRIO DA MORTE DE ZÉ RUFINO O LENDÁRIO BELMONTENSE QUE MATOU O CANGACEIRO CORISCO

Por Valdir José Nogueira

Zé Rufino nascido José Osório de Farias em São José do Belmonte, Pernambuco, a 20 de fevereiro de 1906, ganhou esse apelido por ser filho de Maria Rufina da Conceição. 

Em 1936 foi promovido a aspirante pelo alto comando da polícia militar da Bahia, em solenidade realizada no Quartel dos Aflitos, na Mouraria, em Salvador. 

Em Pernambuco, antes de ser militar, ganhava vida como sanfoneiro, principal motivo de ter sido convidado por Lampião para fazer parte do seu bando, contudo nunca aceitou tal convite. 

Integrado nas forças baianas sediadas em Jeremoabo e com pouco tempo galgou o cargo de comandante de uma volante destacada para Serra Negra. Matador de diversos cangaceiros, entre os quais, como ele contou, Corisco. 

Todavia, isso é outra história. Fato curioso é que seu falecimento, por infarto do miocárdio, se deu no dia 20 de fevereiro de 1969, seu aniversário, quando completava 63 anos de idade.

Adendo - http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Muito interessante e sem graça! 

Afirmam alguns autores de livros sobre cangaço que o túmulo do Zé Rufino ninguém sabe o local no cemitério que foi enterrado. Um descuido da família, penso eu.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário