Seguidores

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

O FOGO DA CANABRAVA E O DESTINO DE ZULEIDE


Por Manoel Belarmino Belarmino

Naquele dia 15 de agosto de 1932, mesmo ano do Fogo do Maranduba, no Poço Redondo, numa manhã de vento fresco e caatinga ainda verde de fim de inverno, Lampião e seus cangaceiros e cangaceiras achavam-se acoitados na Fazenda Canabrava, nas proximidades da Curituba, hoje território de Canindé de São Francisco.

Não demorou muito para que os soldados da volante comandada por Manuel Neto alcançassem o coito. Muitos tiros disparados pela volante. Dizem os mais velhos da Curituba que os cangaceiros não dispararam nenhum tiro e se retiraram do coito deixando a volante brigando só. Nenhum morto e nenhum ferido de ambos os lados. Lampião não quis brigar naquele dia.

A grande novidade foi quando os estampidos dos tiros dos fuzis dos soldados cessaram um silêncio tomou conta daquela caatinga da Fazenda Canabrava. Nenhuma voz de cangaceiro, nenhum grito se ouviu. Um silêncio. Todos os cangaceiros sumiram. Desapareceram. Não demorou muito para o silêncio ser quebrado com um choro de criança vindo das sombras de uma quixabeira. Estava ali abandonada, sobre um pano estendido no chão, sob a sombra da quixabeira, uma menininha de poucos dias de nascida. Não havia dúvida. Aquela pequenina chorona era filha de algum casal de cangaceiros que estava ali e fugiu abandonando aquele bebê.

Segundo o pesquisador e historiador Archimedes Marques, no seu livro "Lampião e o Cangaço na Historiografia de Sergipe (volume II), os soldados da volante levaram a menina para o quartel de Canindé de São Francisco. O jornal "Noite Ilustrada" noticiou em agosto de 1938 que uma menina foi encontrada depois de um tiroteio nas proximidades de Curituba e teria sido levada por um chefe de volante de Sergipe para a vila da Pedra de Delmiro em Alagoas. Ali a menina foi criada pelo proprietário do Hotel Central, o senhor Bráulio Alves de Carvalho. A menina, filha do cangaço, recebeu o nome de Zuleide (Zuleide de Carvalho). Foi bem cuidada, bem educada e criada como filha. Naquele ano de 1938, a menina Zuleide estava com 7 anos de idade.

Uma pergunta ainda está sem resposta: Qual cangaceira pariu Zuleide?


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário