Seguidores

domingo, 29 de setembro de 2019

FOI BOM OU MAL LAMPIÃO TER EXISTIDO?


Por Raul Meneleu


No meu entendimento a importância do cangaço se deu no confronto de uma classe desprestigiada e humilhada em busca de justiça com aqueles que os injustiçavam. Eram em sua grande maioria, pobres que foram injustiçados de alguma forma e por não terem amparo da justiça pois esta, estava invariavelmente nas mãos do coronéis e políticos. Na questão de lampião, eles não eram pobres assim como os pobres que aderiram a Antônio Conselheiro, que em sua maioria, eram pessoas de religiosidade fanática.

No caso de Lampião, sabemos que a índole belicosa da mãe, teve uma influência desastrosa nos filhos e estes por serem rapazes de boa aparência, despertava a inveja de seus vizinhos, ao ponto de virar rixas.
Quando essas rixas foram parar na Justiça o outro lado foi mais contemplado por questões de parentescos com as autoridades e como eram mais bem situados financeiramente, foram contemplados com as decisões. Conto mais abaixo em comentários de dois livros.

Nestas decisões de autoridades os irmãos Ferreira foram tomando ódio e começaram a pender para tomarem o lado da vingança que geralmente posso dizer, quase sempre, quem se vinga de forma violenta ou não, transgride as leis. Não foi diferente. Os irmãos Ferreira, principalmente Virgulino Ferreira, deixou de trabalhar tanto na propriedade do pai quanto na pequena empresa de almocrevia que o pai tinha, com um plantel de mulas onde carregava itens dos vários negócios de sua clientela.

Largou tudo isso, pois a família empobrecida pelos conflitos, teve que mudar-se algumas vezes por conta destas violentas perseguições de seus inimigos. Então chego à conclusão que, realmente os irmãos foram injustiçados, juntamente com os familiares. Por conta disso mesmo antes dos pais morrerem, já estavam no cangaço.

Mas analisemos mais um pouco, indo ao início da República.

Lampião cresceu na crise da República Velha. A negação da justiça e a persistência dela traz a revolta para os oprimidos. Isso se deu no passado e se dá hoje no presente. Lá naqueles anos, o país saindo de uma Monarquia e entrando na República surgiram as autoridades dos coronéis.

Na proclamação da República em 1889 em diante foi implantado no Brasil o regime federalista, e este veio a favorecer a uma grande autonomia às províncias, fortalecendo as oligarquias regionais.

O poder dessas oligarquias regionais de coronéis veio a ser mais fortalecida com a política dos governadores iniciada pelo Presidente Campos Sales, o quarto presidente da República. Através da Política dos Estados, obteve o apoio do Congresso através de relações de apoio mútuo e favorecimento político entre o governo central, representado pelos presidentes da república e os estados, representados pelos respectivos governadores, e municípios, representados pelos coronéis.
O poder de cada coronel era medido pelo número de aliados que tinha e pelo tamanho de seu exército particular de jagunços.

Nos estados mais pobres, como Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas os coronéis não eram suficientemente ricos e poderosos para impedir a formação de bandos armados independentes. Foi nesse ambiente que nasceu e prosperou o bando de Lampião, nos anos 1920, coincidindo o seu surgimento com a crise da República Velha.

Todos conhecem a história de Lampião. Mas nem todos entendem a política daquela época e o que levou tanto a ele quanto a muitos outros, enveredarem pelo caminho fora da lei.

Houvesse "Justiça" não haveria Lampião...

Leiam esse artigo que fiz em 2014, onde analiso dois livros e comento as historias, onde vemos que os mais abastardos perseguiram Virgulino Ferreira para ele se transformar em Lampião.


Depois que você ler o artigo do link, veja se não concorda comigo, pois finalizando, digo aos leitores deste apanhado de palavras em dois livros, sendo que os floreios entre ela são minhas. Lampião e seus irmãos, juntamente com seus familiares, foram vítimas sim. Se tivesse havido justiça não teria havido Lampião. Claro que Lampião não foi bom para o sertão nordestino. Tornou-se desalmado pelas perseguições sofridas e teria sido talvez um cidadão íntegro, um padre, um oficial do exército, um bispo, prefeito ou até mesmo governador. Um poeta, um artista, sei lá!

Foi mal ter existido? Afirmo com toda veemência: SIM!

Raul Meneleu.
28 de setembro de 2019



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário