Seguidores

sábado, 14 de dezembro de 2019

LAMPIÃO DERROTADO, JARARACA SANTIFICADO E UM HERÓI ESQUECIDO.


Por José Filho De Paula Pessoa

Em 1927, Lampião exigiu 400 contos de réis ao Prefeito de Mossoró/RN., sob pena de invasão e pilhagem da cidade. O Prefeito Rodolfo Fernandes não cedeu às exigências de Lampião, desafiando-o, solicitou ajuda federal que não chegou e bravamente montou uma heróica resistência armada na cidade, evacuou a população de trem e entrincheirou seu recém criado exército de voluntários, nas ruas, barricadas de fardos de algodão, cumeeiras e torre da igreja para aguardar a invasão dos cangaceiros, que não tardou. 

Os cangaceiros invadiram a cidade cantando Mulher Rendeira e foram recebidos ferozmente à bala, o combate durou em média de uma hora, a resistência saiu vitoriosa, sem baixas. O cangaceiro Colchete morreu com um tiro na cabeça, o cangaceiro Jararaca ao tentar despojar seu companheiro foi atingindo por dois tiros, conseguiu escapar ferido, mas foi pego logo após, e o bando fugiu para nunca mais voltar. 

Jararaca foi aprisionado por quatro dias, foi torturado, executado e enterrado pelo polícia local. A crença popular acredita que Jararaca, um bandido, em seu martírio arrependeu-se de seus pecados, foi enterrado ainda vivo e hoje obra milagres. Hoje em dia, seu túmulo, simples e humilde, é o mais visitado do cemitério de Mossoró, com velas, rezas, pedidos, agradecimentos e romarias. 

O túmulo do heroico prefeito, sofisticado e suntuoso, não é visitado. O Cangaço ganhou um memorial na cidade, restando assim deste episódio: Lampião derrotado, mas imortalizado, Jararaca santificado e o heroico prefeito esquecido. 

(João Filho de Paula Pessoa. Fortaleza/Ce.) 10/10/2019


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário