Seguidores

sábado, 14 de dezembro de 2019

EXPEDITA, FILHA DE LAMPIÃO E MARIA BONITA.


Expedita de Oliveira Ferreira Nunes nasceu em Porto da Folha, Sergipe, em 1932. Filha de Lampião e Maria Bonita. Seus pais faleceram quando Expedita tinha apenas 5 anos. Ela foi criada pelos vaqueiros Severo e Aurora. Desde seus 21 dias de idade até seus 8 anos, já que seus pais viviam na luta do cangaço e não puderam criá-la. Só viu seus pais biológicos por três vezes na vida e os pais adotivos nunca esconderam dela a verdade. Ela foi criada com seus irmãos biológicos, os gêmeos idênticos Arlindo e Ananias, que seus pais também deixaram com esses vaqueiros quando os bebês tinham 21 dias de vida. Expedita também conviveu com 11 irmãos de criação, todos filhos legítimos do casal de vaqueiros, no qual ela os considerava de fato irmãos.

Adendo: http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O nobre pesquisador José Filho de Paula Pessoa precisa fazer uma correção no seu texto sobre os irmãos Arlindo e Ananias, quando ele fala que ambos eram irmãos da Expedita, mas na verdade, eles eram seus tios, sendo irmãos de Marias Bonita sua mãe.

Aos 8 anos foi morar na cidade de Propriá (SE), com os irmãos biológicos na casa do tio paterno, chamado João Ferreira, o único que não seguiu o cangaço e por ele foi criada a partir de então, pois seus pais adotivos eram muito pobres e não puderam mais cuidar dela, dos gêmeos e nem dos outros filhos, que foram distribuídos entre parentes.

Continuou os estudos e ao terminar o primário passa a querer trabalhar, mas o tio a impede, por ela ser mulher e jovem demais. Revoltada, querendo sua independência, ela sai de casa com 14 anos. Ela vai morar com os pais adotivos em Aracaju. Lá ela passa a trabalhar no comércio, tendo trabalhado em diversas lojas e fez muitas amizades. No começo sentia vergonha por ser filha de cangaceiros e evitava comentar, todos sempre a aceitaram, mas ela nunca entendeu bem se o cangaço era bom ou mau.

Em Aracaju reencontrou seu melhor amigo de infância, Manoel Messias Nunes Neto. Eles se conheceram aos 6 anos de idade e ficaram amiguinhos como toda criança. Quando fez 10 anos o tio a prometeu a ele, pois na época o parente mais próximo escolhia logo um menino para casar a menina no futuro, e o mais cedo possível. Após meses de amizade, começaram a namorar. Os pais foram contra por ela ser muito jovem, e com raiva, ela saiu de casa e alugou um quarto numa pensão. O namoro prosseguiu. Manoel foi o primeiro e único namorado de Expedita. Com um ano de namoro, aos quinze anos, a jovem descobriu estar grávida, ficando muito assustada. Manoel, com 20 anos, não a deixou por isso, e a chamou para morar com ele na casa de seus pais.

Ao completar 18 anos e já com dois filhos, Manoel, com 23, a pediu em casamento, por ela já ser maior de idade e ele já ter juntado dinheiro para casar. A união foi feita em um cartório, com uma festa muito bonita, onde compareceram todos seus irmãos, o tio e os pais adotivos. A noiva passou a assinar Expedita de Oliveira Ferreira Nunes.

O casal teve 4 filhos: Dejair, Vera, Gleuse e Iza. Expedita também é avó de três netas: Karla, Gleusa e Luana.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário