Seguidores

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

EMBUSTEIRO SE PASSAVA POR EZEQUIEL FERREIRA IRMÃO DE LAMPIÃO

Por José Mendes Pereira
Suposto Ezequiel à esquerda

Em 1984 apareceu em Serra Talhada no Estado de Pernambuco um senhor com aproximadamente 70 ou 80 anos dizendo ser Ezequiel Ferreira das Silva, o irmão mais novo do capitão Lampião, que dissera a um primo de nome Genésio Ferreira, que o motivo de ter voltado à sua terra natal simplesmente era para fazer documentos em cartórios, porque nunca fora registrado como um cidadão brasileiro.

Ora, lá em Serra Talhada era o ninho dos seus familiares e por que ele só apareceu a este senhor chamado Genésio Ferreira dizendo que era seu primo?  Ninguém mais parente deste deu depoimentos a outros escritores e pesquisadores, afirmando que tinha visto o Ezequiel Ferreira da Silva seu primo, tio, sobrinho ou outro parentesco qualquer, que poderia provar que o homem que se dizia ser irmão de Lampião como sendo Ezequiel Ferreira da Silva, era mesmo seu parente em qualquer grau familiar. Lógico que o tempo passa e as pessoas vão mudando um pouco as suas características de antes, mas não tanto. Eram apenas 47 anos.

Uma das provas que o homem estava querendo aparecer é que seu José Ferreira da Silva ou dos Santos jamais deixou um dos seus filhos sem registro de nascimento. Vejam que Virgolino Ferreira da Silva que era o 3º. filho de Maria Sulena e segundo de José Ferreira (caso Antonio Ferreira seja filho de um senhor chamado Venâncio, por ter sido dito pela mãe de Lampião que o fazendeiro havia tirado a sua virgindade e teria ficado grávida), nascido em 7 de julho de 1897 segundo “CERTIDÃO DE NASCIMENTO”, ou 04 de julho de 1898 “BATISTÉRIO” de Igreja Católica, já era registrado em cartório, e por que o Ezequiel Ferreira da Silva não fora registrado? Pura fantasia do embusteiro aos escritores e pesquisadores.

As informações deste senhor aos escritores e pesquisadores inclui pessoas que não estavam lá na Grota do Angico, naquela madrugada de inferno para os que lá estavam, um deles é o Félix da Mata que se lá estava eu não tenho conhecimento, possa ser que eu estou enganado. E veja que o suposto Ezequiel Ferreira da Silva mentiu bastante em dizer que Lampião o tirou do cangaço naquele ano de 1931, e como é que o Ezequiel aparece no cangaço estando na Grota do Angico até o dia 28 de julho de 1938?

Ele fala que Félix da Mata (não tenho certeza se ele estava na madrugada da chacina), ele, Luiz Pedro e mais Félix da Mata Redonda, tendo ele permanecido no Estado do Piauí, enquanto Luiz Pedro e Lampião tomaram o destino de Goiás, onde esse teria morrido no ano de 1981.

As suas informações foram dadas aos pesquisadores porque ele sabia do que tinha acontecido na grota do Angico através de jornais, revistas, rádios etc, porque todo Brasil esperava por esta notícia... Sendo assim, sabia falar um pouco no meio de uma lama de mentiras. 

Ninguém do cangaço os remanescentes não falaram isso a nenhum dos pesquisadores e escritores e sobre Lampião em outro Estado do Brasil as datas do seu falecimento são diferentes.

Mas lembrando ao leitor que o que escrevi “exceto parte do que escreveu o pesquisador e escritor Ângelo Osmiro”, o meu não tem nenhum valor para a literatura lampiônica. São apenas as minhas inquietações. 

Segundo um artigo do escritor e pesquisador do cangaço Ângelo Osmiro que não é ele que diz, e sim informação de outra pessoa, aqui está o título e o link abaixo: “A MORTE DE EZEQUIEL FERREIRA (PONTO FINO) IRMÃO DE LAMPIÃO”.


Mas lembrando ao leitor que o que eu escrevi “exceto parte do que escreveu o pesquisador e escritor Ângelo Osmiro” que você o verá clicando no link acima, o meu não tem nenhum valor para a literatura lampiônica. São apenas as minhas inquietações. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário