Seguidores

quarta-feira, 15 de julho de 2020

O CASTELO DE HERODES

Clerisvaldo B, Chagas, 15 de julho de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.345

Muito boa a ideia da prefeitura de Santana do Ipanema em construir um conjunto habitacional para os desabrigados da última cheia e déficit habitacional. Além da parte humanitária, dignifica o cidadão traumatizado pelas águas. Na notícia não saiu o local escolhido para o empreendimento, mas seja onde for (menos nos lugares de risco) isso também ajudará a expansão da urbe e atrairá nova estrutura social no seu entorno. Quanto ao futuro nome da rodovia Carneiros – Santana como homenagem ao saudoso prefeito Isnaldo Bulhões, o governador está coberto de razão. E como disse o próprio dirigente, ainda é pouca essa homenagem. É preciso reforçá-la em obra de vulto em Santana do Ipanema. Somos contra, porém, de substituir homenagem antigas e justas. Esperamos que o nome Dr. Isnaldo Bulhões seja acoplado a uma nova obra, necessária, moderna e progressista como estava sendo sua última administração.

ZOOM MÁXIMO DA BAIXADA PARA O CASTELO DE HERODES.
(FOTO: B. CHAGAS)

Voltando ao foco desviado, matutava sobre a posição da nossa morada. Por coincidência, morando em lugar baixo, como recomendava o horóscopo João de Lima, não tenho paisagem para estirar a vista ao amanhecer. Ou os portões da vizinhança, a oficina do vereador José Déo ou o alto da Floresta onde se alcança os fundos das residências que ficam ao lado do Hospital Clodolfo de Melo. Olhando de cá, observamos o Castelo de Herodes (apelido nosso) construção no topo da colina, com primeiro andar, comprido que parece destinado à pousada visando visitantes do Hospital e futuros estudantes da Universidade Federal de Alagoas.
Ligando uma coisa à outra, lembramos quando o, então, prefeito   Isnaldo Bulhões nos revelava a vontade de construir uma casa nas faldas do serrote do Cruzeiro para gozar a paisagem do centro lá de cima. Indagado se não queria um lugar mais abaixo, ele nos respondeu que não, “Mais abaixo só havia fundos de quintais para serem vistos”, disse ele. Parece que nunca chegou a construir essa casa. Mas, como vivemos na baixada há mais de 30 anos, continuamos contemplando apenas, lá longe, no alto da colina da Floresta, os fundos do CASTELO DE HERODES.
E se Herodes tinha ou não castelo, já pertence a outro departamento.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário