Seguidores

quarta-feira, 15 de julho de 2020

LUCAS DA FEIRA



Nascido em 1807, em Feira de Santana-BA, Lucas Evangelista dos Santos, ficou mais conhecido como Lucas da Feira. Ao lado de 30 homens, escravos fugidos como ele,o salteador costumava despojar os viajantes de seus pertences,num reinado que só durou menos que o de Lampião,ou seja,20 anos. Há quem o defina como um dos primeiros cangaceiros da história. Por outro lado,alguns o classificam como um negro abolicionista com sede de vingança.

Lucas da Feira e seu bando, deixavam os grandes fazendeiros da região apavorados. No livro Três Estudos de História,de Alberto Silva, lançado em 1955,conta que mulheres brancas (filhas de fazendeiros) eram vítimas de estupro e depois amarradas em um tronco,lambuzadas de mel,para morrerem de fome ou picadas de insetos. Isso acontecia como vingança pelo que as mulheres negras escravizadas sofriam.

Em janeiro,de 1848,Lucas é emboscado e baleado no braço,mas consegue fugir.Cinco dias depois,uma mulher que levava uma garrafa de aguardente é obrigada a denunciar o esconderijo.Lucas levaria outra bala no braço já ferido,que terminaria sendo amputado.Mas há outra versão sob seu cerco,a de que Cazumbá o traiu,Cazumbá foi oficial de justiça,e se tornou foragido quando matou um homem. E encontrou proteção no grupo de Lucas.Cazumbá negociara o perdão de seu crime e a recompensa de 4 mil réis para entregar o bando. Já de braço amputado,foi levado de Salvador ao Rio de Janeiro para que Dom Pedro II lhe conhecesse. De volta à Feira de Santana-BA,seria enforcado em setembro de 1849. Antes,desmaiou de medo e pediu perdão.

Foto: Diário de Pernambuco


http://blogodmendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário