Seguidores

quarta-feira, 15 de julho de 2020

“RECONHECIMENTO DA FIRMA, ASSINATURA, DE LAMPIÃO”


Do acervo do pesquisador Sálvio Siqueira

“REPRODUÇÃO FOTOGRÁFICA DO RECONHECIMENTO DA FIRMA DE VIRGULINO FERREIRA, FEITA PRIMEIRAMENTE PELO SENHOR ANTÔNIO TIMÓTHEO DE LIMA, NA LOCALIDADE DE VILA BELA (SERRA TALHADA – PE), EM 9 DE FEVEREIRO DE 1933, SENDO A DESSE, DEPOIS, RECONHECIDA EM 29 DE AGOSTO DE 1934, PELO TABELIÃO DE RECIFE (PE), BACHAREL GASTÃO DA FRANÇA MARINHO”

Ficamos com um pé atrás quanto a ser verdadeiro o reconhecimento de firma acima expresso do chefe cangaceiro Lampião. Segundo as informações cedidas reconhece-se a firma de acordo com o nome escrito em documentos e, no registro civil, nascimento, e Batistério do mesmo, mesmo com datas de nascimento distintas, que apenas “Virgolino”, com “o” e sem sobre nome, consta na documentação.

O documento fotografado nos traz a firma de Virgulino Ferreira, nome escrito diferente, esse é com ‘u’, e com sobrenome.

Portanto, acreditamos que a firma reconhecida trate-se de outra pessoa, com esse nome, e não firma do bandoleiro chefe de bando de cangaceiro que assombrou os sertões nordestinos por duas décadas.

Muito se inventou, e ainda inventam, sobre essa personagem histórica por dar destaque e dinheiro. Para muitos, pouco importa a veracidade e o respeito sobre os fatos.

Fonte imagem colhida no Google.com


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário