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sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

MARIA MARQUES

 Por Kiko Monteiro

Márcio, alguns autores argumentaram que Maria Marques como outras foram ferradas ou castigadas por Zé Baiano só por serem "mulheres" ou melhor dizendo reflexo de sua amada e odiada Lídia como o texto tenta repassar. Em outros casos Lampião tinha "hojerizah por mulheres de cabelos curtos". Mas vamos ser mais técnicos nos valendo de literatura existente na web, sim, na web.

Ana Paula saraiva de Freitas em sua monografia “A presença feminina no cangaço: práticas e representações (1930-1940). Nas páginas 199 a 203 Não é site, mas está disponibilizada online eis o link http://pt.scribd.com/doc/46623096/10/%E2%80%93-Nenem

Procurei editar e resumir o trecho em questão: A socióloga Maria Isaura Pereira Queiroz destaca que: “(...) Zé Baiano, companheiro de Lampião quase desde os primeiros dias, tornou-se célebre pela mania de marcar suas iniciais a ferro em brasa no rosto das mulheres que possuía. Diz-se que se vingava assim da traição de Lídia, sua primeira mulher”.

“Muitos afirmam que Zé-Baiano começou a marcar mulheres com ferro em brasa após a morte de sua própria companheira, Lídia, mas esta tese não tem fundamento. O fato de Maria Marques aconteceu em 1932, e Lídia, mulher de Zé-Baiano, só veio a falecer em 1935”. Os memorialistas Antônio Amaury e Vera Ferreira, baseados no depoimento do ex-cangaceiro Zé - Sereno (que presenciou o ocorrido em Canindé), destacam que a invasão desta localidade Diz o autor: “ Viu a testa da mãe com aquela depressão profunda e tomou a deliberação de agir do mesmo modo com os soldados que tivessem o azar de cair em suas mãos, e na impossibilidade de prendê-los, faria isso com suas mulheres. Mandou um ferreiro executar um ferro de marcação com as iniciais J. B.” Maria Marques "era irmã do soldado Vicente" (Que espancara a mãe de Zé-Baiano), Na narrativa de Zé-Sereno, o parentesco destas mulheres com policiais aparece como uma mera coincidência.

A presença de Maria Marques, irmã do soldado Vicente, revela-se uma alegre surpresa para Zé Baiano, que se viu num momento oportuno para revidar a violência cometida contra sua mãe. O coronel José Rufino tinha uma outra opinião a respeito dos acontecimentos em Canindé. Em depoimento socióloga Maria Isaura, afirmou que o motivo para ferrar estas mulheres não teve nada a ver com o corte de cabelo. Rufino relata que “tinha uma conversa na caatinga de que ele costumava ferrar essas mulheres porque Lampião não gostava de cabelo curto para mulher. Não. Não era por isso purque D. Maria Marques (uma das que ele ferrou) nunca cortô o cabelo. Fica implícito em suas palavras que tal prática fez parte de um ritual de vingança dos cangaceiros contra a volante e estava associado ao cangaceiro Zé-Baiano.

O provérbio: “Olho por olho, dente por dente” foi constantemente empregado por cangaceiros e volantes. Toda violência cometida contra as cangaceiras (mortas ou feitas prisioneiras), era descontada naquelas mulheres que tinham alguma ligação com a polícia. Este mesmo comportamento era compartilhado por soldados. Assim, o espancamento da mãe de Zé Baiano foi vingado em Maria Marques.

Diante deste quadro, algumas indagações nos parecem muito pertinentes: teria realmente Lampião se deslocado para Canindé apenas para punir suas desafiadoras? Será que Lampião perderia o seu tempo com fuxicos femininos, ou teria outros motivos para invadir aquela localidade?

“Zé-Sereno, que participou de todos os acontecimentos desse dia, nos contou que o motivo que levou Lampião a invadir Canindé não tinha nada a ver com dinheiro ou qualquer outro bem material.

Havia chegado até ele uma carta desafiadora, escrita por algumas mulheres residentes nessa vila, dizendo que sabiam que o “Rei do Cangaço” desaprovava o uso de cabelos curtos pelas mulheres, mas que faziam pouco caso de sua opinião, pois os cabelos eram delas e elas cortavam da forma que bem entendiam”. O bilhete e o uso do cabelo curto não seriam um artifício de Zé-Sereno para justificar este ato de barbárie? Por que este bilhete não aparece nas obras historiográficas?

http://lampiaoaceso.blogspot.com/2010/07/marcas-e-cicatrizes-do-cangaco.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

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