Seguidores

terça-feira, 29 de novembro de 2011

COMENTÁRIO - Terça feira - 29 de Novembro de 2011.

 

 

Este é um comentário de um leitor, Pirro, sobre o livro do juiz Pedro Morais, e nele  ele acusa o casal de cangaceiros Lampião e Maria Bonita de homossexualismo e adulterismo.


Meus caros, sertanejos, é preciso ter em mente o seguinte: trata-se o livro de uma ficção literária ou é uma tese científica? Caso seja um livro de ficção, a polêmica e a indignação dos familiares e dos culturalistas nordestinos, não têm razão de ser, porque em ficção, como forma peculiar da imaginação inventiva, tudo pode ser especulado. Em uma ficção literária, eu posso tranquilamente afirmar que tanto Deus quanto Jesus Cristo são homossexuais, sapecadas bichas loucas do paraíso celeste.

 

Posso, enquanto artista da palavra, criar um personagem cuja identificação pode ser um juiz aposentado, chamado Pietro Moralino, que perambulava pelas ruas do Centro da cidade, como um caçador noturno, e representá-lo como um viadinho en-cu-bado. Nada impede que eu, enquanto escritor ou poeta, construa e encene tais representações num texto literário, pois a licença poética nos permite tais especulações.Por outro lado, se se trata de tese científica aí a coisa se complica, tendo em vista que dificilmente se pode comprovar que historicamente Virgulino Lampião tenha sido homossexual e Maria Bonita, adúltera. De todos os depoimentos de cangaceiros remanescentes (sobreviventes) da chacina de Angico, todos eles viam em Lampião um líder nato e cabra-da-peste de caráter.

 

Sempre falavam de modo positivo do homem Virgulino. Nesse sentido, todos aqueles que são intelectuais pesquisadores de cultura se sentem indignados diante de tamanho charlatanismo intelectual e covarde, principalmente em se tratando de um morto que não pode se defender.

 

Suspeito que o juiz, já quase à beira da morte, queira se eternizar na história cultural através do desejo e da vaidade própria para se promover pessoalmente e se tornar conhecido.

 

De todo modo, o que devemos fazer é estudar e analisar de modo objetivo, o verdadeiro caráter e as motivações psicológicas e ideológicas do juiz aposentado Pedro de Morais, pois pelo que percebi em suas declarações ele não passa de um reacionário e conservador fascista.

 

Eu trabalho com um bisneto de Maria Bonita, e perguntei para ele das afirmações feitas pelo juiz e ele me disse o seguinte: “ele só ambiciona atrair atenção da mídia e ganhar o dinheiro dele. Só isso”. Creio que sua afirmativa esteja correta. 


Pirro (Mestre em Letras pela UFS)

http://blogdomendesemendes.blogspot.com/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário