Seguidores

terça-feira, 29 de novembro de 2011

ZÉ DO TELHADO E LAMPIÃO: HERÓIS POPULARES

Portugal e Brasil

José Teixeira da Silva, vulgo Zé do Telhado nasceu em 22/06/1818 na aldeia de Castelões de Recesinhos, comarca de Pena fiel, região da cidade do Porto, norte de Portugal. Salteador de 1842 a 1859. Foi considerado o Robin dos Bosques.
Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião nasceu em 04/06/1898 de acordo com o batistério, na cidade de Serra Talhada, situada no sanguentro e poético vale do Pajeú, sertão de Pernambuco.

Castelo Branco e Zé do Telhado
Zé do Telhado mito português e Lampião mito brasileiro. Os dois se destacaram por atos de bravura, enfrentamento e heroismo. Também se destacaram pelo o extinto militar. Zé do Telhado foi condecarado pela a Ordem da Torre e Espada, do Valor, Lealda e Merito. Aqui no Brasil Lampião foi condecorado por parte do povo, virou mito. Perseguidos entraram na bandidagem, as portas se fecharam para ambos.
Zé do Telhado
Zé do Telhado substituiu o Bandoleiro Custódio, o Boca Negra. Lampíão, Bandoleiro substitui Sinhô Pereira.
Ambos julgados por crimes pelos tribunais, porém contavam com apoio de pessoas importantes. Zé do Telhado cresceu a barba e Lampião cresceu o cabelo. Ásperos mas tinham bondades.
do-telhado-e-lampiao-herois.html
2011/01/ze-do-telhado-heroi-camiliano.html

Um comentário:

  1. Anônimo07:56:00

    vixe esse boca negra tem sobrenome meu eu custodio e custodio filho dos povos do nordeste de paripiranga a cicerodantas sera que er meu parente antigo bixo

    ResponderExcluir