Seguidores

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O XAXADO

Por: Kydelmir Dantas(*)

“Dançada em círculos, um atrás do outro, sem volteios, avançando o pé direito em 3 ou 4 movimentos laterais e puxando o esquerdo num rápido e desligado sapateado. (Dicionário do Folclore Brasileiro - Luís da Câmara Cascudo).”

Fonte: http://tokdehistoria.wordpress.com/

Típico dos Cangaceiros nordestinos, o Xaxado foi dançado pela primeira vez nas barrancas do Riacho de São Domingos, no Vale do Pajeú, pelos cabras de Lampião. 

Historiador Luís Conrado Lorena e Sá - fundacaocasadacultura.com.br

Segundo o historiador Luís Conrado Lorena e Sá (Serra Talhada-PE), também a música “Mulher Rendeira” foi ouvida pela primeira vez às margens do mesmo riacho, cantada pelos já citados cangaceiros.

Quando ainda não tinha a presença das mulheres no Cangaço, a cabroeira fazia das suas armas uma companheira para dançar, inclusive tratando-as  na forma feminina: “Minha carabina ou minha espinguarda”, mesmo que se tratassem de bacamartes, fuzis ou rifles; ao arrastar dos pés, acompanhava a batida forte da coronha no ritmo da dança. Os homens, naquela vida de lutas, combates, mortes, perseguições e fugas, também tinham os seus momentos de lazer: Daí nasceu o Xaxado! Só depois da entrada de 

Maria Bonita

Maria Bonita no cangaço (1930) é que houve a integração das demais mulheres aos bandos. Dizem até que, por influência da passagem da Coluna Prestes.

Luiz Gonzaga

O grande Luiz “Lua” Gonzaga gravou um LP em 1974 e tinha incluída, dentre outras músicas, Xaxado, dele e de Hervê Cordovil, cujo início era o seguinte:

Hervê Cordovil

“Xaxado é dança macha,
Dos cabras de Lampião,
Xa, xa, xa, xa, xa, xa, ôi!
Vem lá do Sertão.
Xaxado, meu bem, xaxado,
Xaxado vem do Sertão.
É dança de cangaceiro,
Dos cabras de Lampião”.

O Grupo de Xaxado Manoel Martins, comandado pela professora Maria Rita, filha do ex-volante que dá nome a este e fundador do primeiro Grupo de Xaxado da Região do Pajeú, dança-o dentro de sua maior autenticidade.

Hervé Cordovil, Carmélia Alves, Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira - http://www.obreirosdeiraja.com.br

Em outubro de 1980, quando LUIZ GONZAGA esteve se apresentando em Serra Talhada, adquiriu as 5 roupas deste grupo, que tinham sido confeccionadas por Manoel Martins, para fazer parte do acervo do Museu do Baião, que estava sendo organizado no Parque Asa Branca, em Exú-PE.

Gonzaguinha e Gonzagão

Há vários grupos no município, dentre eles o ‘Cabras de Lampião’, e, pelo fato de Virgulino-Lampião ser filho natural de lá é que a cidade de Serra Talhada, no sertão pernambucano, denomina-se a Capital do Xaxado.

(*) Pesquisador, escritor e  poeta. De Nova Floresta – PB, radicado em Mossoró – RN.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário