Seguidores

segunda-feira, 31 de março de 2014

Gruta construída há mais de 160 anos na Serra de São Caetano - Serrinha-BA.



Por Antonio José de Oliveira(*)

ANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA posicionado numa gruta construída há mais de 160 anos (portanto, não é uma obra natural), na Serra de São Caetano, gruta essa, que chamamos de banheiro de José Joaquim, uma vez que, segundo a tradição, foi construída pelo Capitão-do-mato José Joaquim por volta do meado do século 19, ou pelos escravos que provavelmente formaram um quilombo nesta nossa serra, nas proximidades do Povoado Bela Vista, Município de Serrinha-Bahia.

José Joaquim foi um Capitão-do-mato (segundo o escritor Tasso Franco em seu livro SERRINHA: História e Estórias), “que foi enviado pelo Padre Severo de Bonfim, para desalojar os escravos homiziados na Serra de São Caetano, e em  troca receberia como pagamento, a propriedade onde provavelmente estava localizado o quilombo. Relata o autor Tasso Franco, que depois de muita briga matou a maioria dos negros, prendeu outros, e passou a morar nas terras do São Caetano. Depois de um certo período, José Joaquim, para sobreviver sem muito trabalho começou a assaltar viajantes nas estradas que margeiam suas terras. O Governo ao ser informado dos casos por ele praticados mandou uma força policial para prendê-lo”.

A história continua informando que, por algumas vezes a polícia tentou capturá-lo, mas em meio à caatinga, morros e penhascos, o famoso bandido sempre escapava. Após muitas tentativas, foi expulso com seus sequazes, nunca mais retornando para reaver as terras por ele “conquistadas”.

(*)Antonio Oliveira é baiano da cidade de Serrinha, e é pesquisador do cangaço.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

2 comentários:

  1. Anônimo16:31:00

    Muito bem pesquisador Mendes, gostei da postagem, principalmente que este local faz parte de um livro que publiquei há nove anos, embora esta foto seja de seis meses atrás.
    O personagem da história do BANHEIRO, tem uma longa história, e está narrada no livro PRINCIPAIS RAÍZES DO NOSSO POVO: o Indígena, o Africano e o Português, que por motivo de muitas doações que fiz, só me resta UM, com o qual dou palestras em escolas da nossa região. Quando conheci os companheiros cangacerólogos, já havia esgotado minha tiragem de 500 exemplares. MAS, QUEM SABE UM DIA NÃO FAREI UMA SEGUNDA EDIÇÃO JÁ REVISADA!
    Antonio Oliveira - Bela Vista - Serrinha desta nossa Bahia.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo16:42:00

    Caro Mendes: Gostei imensamente da publicação da minha foto produzida recentemente em nossa Serra de São Caetano, aqui nas proximidades do Povoado Bela Vista, local onde muito pesquisei sobre nosso povo ao escrever meu livro PRINCIPAIS RAÍZES DO NOSSO POVO.
    Só tenho a dizer: MUITO GRATO MENDES pela pronta agilidade e atenção.
    Antonio Oliveira - Serrinha desta nossa Bahia.

    ResponderExcluir