Seguidores

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Em 1928 e 1929, Lampião continua mostrando aos seus perseguidores que continua vivo


Em 27 de Março de 1928, Lampião vai até a fazenda Batoque, em Jati - no Estado do Ceará do coiteiro Antônio da Piçarra. A Força de Nazaré entra no Estado cearense. O cangaceiro Sabino Gomes conversava ao pé de uma fogueira quando é atingido na boca por Hercílio Nogueira, dos nazarenos. Lampião bate em retirada sendo perseguindo pela polícia. Duas semanas depois, não aguentando ver tanto sofrimento com o ferimento de Sabino, o cangaceiro Mergulhão a pedido mata Sabino com um tiro de misericórdia.

Em 21 de Agosto de 1928, Lampião atravessa de canoa o Rio São Francisco, entrando no Estado da Bahia, com os cangaceiros Luiz Pedro, Ezequiel Ferreira, Moreno, Virgínio Moderno e Mergulhão.

Em 26 de Agosto de 1928, Lampião entra na cidade de Bonfim, no Estado da Bahia. Houve pequeno combate com a força do tenente Manoel Neto.

Em 1° de Março de 1929, Lampião entra pacificamente na cidade de Carira - SE.

Em 25 de Novembro de 1929, Lampião entra em Nossa Senhora das Dores - no Estado de Sergipe. De lá, vai de carro até a cidade de Capela, também no Estado de Sergipe. Lá visita o comércio local, assiste um filme no cinema, e recolhe dinheiro com os comerciantes locais.

Em 16 de Dezembro de 1929, Lampião entra na cidade de Pombal, no Estado da Bahia.

Em 22 de Dezembro de 1929, Lampião entra em Queimadas - BA. Lá ele assaltou a casa de João Lantyer de Araújo Cajahyba, e cortou os fios do telégrafo, e sequestrou os telegrafistas Joaquim Cavalcante e Manoel Evangelista, que receberam o resgate de 500 mil réis. Depois foi até a cadeia e prendeu o sargento Evaristo Costa e outros 7 soldados. Foi almoçar e depois voltou para a cadeia e soltou todos os presos. Mandou os todos os 7 soldados ajoelharem e matou um por um. Pela noite, saqueou o comércio onde conseguiu 20 contos de réis. Foi ao cinema da cidade e depois mandou fazer um baile.

Em 23 de Dezembro de 1929, Lampião invade a cidade de Quijingue, no Estado da Bahia. Lá, ele fez um baile e deu dinheiro para o povo.


Em 25 de Dezembro de 1929, Lampião ataca a cidade de Mirandela, também no Estado da Bahia. A força policial comandada pelo Francisco Guedes de Assis, repele o ataque travando pequeno combate, onde são mortos os civis Manoel Amaral e Jeremias Dantas, e mais um soldado. Nesse combate é ferido o cangaceiro Luiz Pedro. Lampião então entra na cidade e saqueia o comércio local.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Virgulino_Ferreira_da_Silva

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário