Seguidores

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Primeiros contatos de Maria Bonita com Lampião


Em 17 de Outubro de 1930, Lampião invade a cidade de Simão Dias, no Estado de Sergipe. Invadiu casas, saqueou o comércio local e humilhou alguns moradores, levando a morte a esposa do latifundiário Martinho Ferreira Matos, que estava de resguardo quando foi violentada pelo próprio.

Em Dezembro de 1930, Lampião conhece Maria Bonita, casada com o sapateiro Zé de Neném. Sabedora da fama que o bandido já ganhara, ela findou  apaixonando-se pelo cangaceiro, e posteriormente resolveu abandonar o marido, e com o facínora foi para a caatinga. Maria Bonita  foi a primeira mulher a participar do cangaço.

Em 24 de Maio de 1931, combate em Tanque do Touro entre o bando de Lampião e o tenente Arsênio. Nesse combate, a cangaceira Dadá, esposa de Corisco tem um filho que nasce em pleno tiroteio. A criança, de nome Josafá morre dois meses depois.

Em 28 de Julho de 1931, o governo da Bahia contrata a Força de Nazaré, comandada pelo tenente Manoel de Souza Neto, para combater Lampião naquele Estado. Faziam parte daquela força o sargento Davi Jurubeba, Euclides Flor, Manoel Flor, João Gomes de Lira, Pedro Gomes de Lira, Herculano Nogueira, João Cavalcanti, Vicente Grande, Henrique Gregório e Antônio Capistrano, tudo gente do povoado.

Em 6 de Setembro de 1931, combate na fazenda Aroeiras, em Glória, no Estado da Bahia, entre Lampião e a força volante do tenente Manoel Neto com 15 soldados. Neste combate acontece episódio épico em um riacho onde Manoel Neto e o famoso cangaceiro Corisco ficam frente a frente, tendo o cangaceiro fugido em disparada. Não houve baixas nesse combate.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Virgulino_Ferreira_da_Silva
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo22:25:00

    Caro pesquisador Mendes: Embora o Ten. Zé Rufino, Ten. Santinho (que por sinal conheci de perto, já como Coronel em Mata de São João) e outros oficiais tenham andado no encalço de Lampião e seu bando, o grupo GOMES DE LIRA, FLOR e NOGUEIRA sob o comando do Tenente Manoel Neto das Terras de Nazaré do Pico, foram os que mais perseguiram com veemência o cangaço.
    Abraços,
    Antonio Oliveira - Serrinha - Bahia

    ResponderExcluir