Seguidores

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Os cangaceiros Jitirana e Sofreu.

Por José Mendes Pereira

Grande pesquisador Antonio de Oliveira, veja que a gente não sabe de quase nada sobre "cangaço". O estudo "Cangaço" é vasto e precisamos estudá-lo com muito cuidado, isto no intuito de sabermos mais um pouco sobre ele.

Eu já conhecia o cangaceiro Jitirana apenas pelas suas façanhas, corneando alguns cangaceiros, e pelo seu nome, mas sua foto eu nunca tinha visto. Talvez, não sei, eu tenha visto e não me lembro. 

O outro cangaceiro nem o seu nome eu tinha ouvido falar. Esta é a primeira vez que estou tomando conhecimento que existiu um famoso cangaceiro chamado "Sofreu". 

Se nós analisarmos o que aprendemos durante todo este tempo que estudamos o "cangaço", é possível que ainda não atingimos 10% de conhecimentos. Mas se pararmos, nunca chegaremos aos 20% ou 30%.

É assim mesmo que o estudo "Cangaço" caminha bem, uns trazem fotos, outros trazem entrevistas, outros histórias fantásticas, e assim todos vão montando a literatura lampiônica (cangaço) para deixarem para as futuras gerações. 

Parabéns ao pesquisador Sérgio Roberto pelas fotos que nos presenteou em sua página, no facebook. Sei que não só eu, mas muitos estudiosos do cangaço que ainda não conheciam o cangaceiro "Sofreu", tem o maior prazer de guardá-la em seu acervo.

Fonte: facebook

http://blogdomendesemednes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo23:07:00

    Pois é caro pesquisador Mendes, coincidentemente comungo plenamente com você: Sabia que existia o cangaceiro Jitirana, mas nunca vi a sua foto. E, quanto ao cangaceiro Sofreu, nem no sonho eu conhecia. Então, é mesmo o que você registrou: Estamos longe de um percentual elevado de conhecimento da ampla história do cangaço. Coisas novas sempre surgindo.
    Quanto ao pesquisador Sérgio Roberto, digo também: Parabéns companheiro pela tamanha dificuldade e dedicação em está dando cor às antigas fotos. É preciso paciência e muita técnica.
    Agradecido Mendes
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir