Seguidores

quarta-feira, 30 de julho de 2014

JOAOZINHO DE DANONA


Quem teve o prazer de ter um "dedim" de prosa com Joãozinho de Danona, não deixou de ouvir relatos das passagens de Lampião e seu bando pelas terras pinhãoenses. Joãozinho foi matéria do CINFORM no dia 06 de Maio de 2001 na edição 942. Confira alguns trechos:

Segundo ele, o bando de Virgolino Ferreira, o Lampião, esteve duas vezes em Pinhão. A primeira, na manhã de 22 de abril de 1929. A segunda em 1938.

Em 1929, dez cangaceiros invadiram a cidade. Além de Lampião, estavam presentes Corisco, Virgínio (cunhado de Lampião), Alvoredo, Zé Fortaleza, Volta Seca, Ângelo Roque, Ezequiel Ferreira (irmão de Lampião) Luiz Pedro e Luiz Mariano.

"Nunca vou esquecer aquele dia", rememora o aposentado Joãozinho Batista da Costa. Segundo ele, Lampião esteve em Pinhão para conseguir munição e dinheiro.

"Ele não ameaçava, nem bulia com ninguém. As únicas coisas que fez foi andar pelas bodegas, procurar munição na cidade e nos mandar pegar alguns cavalos. Depois pediu que algumas pessoas fizesse uma cota entre os moradores para ajudá-lo".

"O bando de Lampião e a volante comandada pelo Tenente Menezes trocaram tiros e por sorte ninguém de Pinhão morreu"

"Na passagem do bando de Lampião em 14 de outubro de 1938, o cangaceiro Zé Sereno matou o soldado José Paes da Costa".


Joãozinho conta que: "Quando chegou a volante, que veio brigar aqui à noite, o Zé Sereno pediu ao soldado José Paes, que era amigo deles, para tirá-los da cidade, porque eles não conheciam muito bem a região. Zé Paes saiu com os cangaceiros e, mais adiante, depois de tê-los guiados, sem mais nem menos Zé Sereno atirou nele, pelas costas, na traição. Não tinha motivo, foi só maldade."

http://www.reinaldopassos.com/noticias_pinhao_2010.htm

Postado por Adryanna Karlla Paiva Pereira Freitas
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário