Seguidores

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

O dia que Nazaré colocou Lampião para correr de um casamento


Nesta sexta-feira (1), há exatos 91 anos, em 01/08/1923, o cangaceiro Lampião travava o épico combate dentro da vila de Nazaré do Pico, em Floresta (PE) contra a força volante do sargento José Alencar de Carvalho Pires, o Sinhorzinho Alencar. 

O combate se deu após o casamento do comerciante Enoque Menezes com Maria Licor Ferreira, prima legitima e primeiro amor de Lampião, que entrou no povoado na noite anterior com o intuito de acabar com o casamento, sendo repelido pelo padre José Kehrle, vigário de Serra Talhada (PE). 

Ainda na noite anterior (31), Lampião entrou no povoado acompanhado de 15 cangaceiros, e apesar de muito pedidos dos fazendeiros locais o cangaceiro preferiu não dá ouvidos e permanecer para desgosto dos habitantes locais, sobre liderança de Antônio Gomes Jurubeba (Gomes Jurubeba) e de João de Souza Nogueira (João Flôr). 

Com a chegada de padre José Kehrle, ao qual Lampião ouvia e respeitava, o mesmo foi aconselhado a sair do povoado indo ele dormir na casa do parente Chico Euzébio, na Fazenda Poço do Negro. Na saída do povoado, segundo relato de alguns historiadores do cangaço, Lampião levou a harmônica (sanfona) declarando que “essa noite ele sairia, mas também ninguém dançava no povoado”.

Fotografia do padre José Kehrle, que nasceu na Alemanha e chegou com a família ao sertão pernambucano, onde foi vigário de Arcoverde, Floresta, Buíque e Serra Talhada. Mantinha um relacionamento de confiança com o cangaceiro Lampião, ao qual escutava e obedecia seus pedidos. Um dos seus famosos pedidos foi quando o mesmo pediu ao cangaceiro para ir embora após invadir o povoado de Nazaré do Pico para acabar com o casamento de Enoque Menezes e Licor Ferreira, prima e amor de infância de Lampião, que acatou o pedido, porém, na saída travou um épico combate com os nazarenos.

No início da manhã seguinte (1), o cangaceiro apareceu no povoado na hora da missa do casamento ao qual foi respeitada até o momento final. Sabendo que o cangaceiro estava no povoado para o casamento, o sargento Sinhorzinho Alencar, reuniu uma guarnição policial e foi ao encontro do bando. 

Mesmo vendo que a policia entrava pelo lado norte do povoado, Lampião, saiu calmamente de uma bodega com duas cervejas nas mãos sem destemor ao ataque da policia, que teve o reforço dos civis João Flor, Euclides Flor, Manoel Flor, Davi Gomes Jurubeba, Pedro Gomes de Lira e Zé Saturnino, seu maior inimigo. 

Depois de curto combate e vendo que não tinha como resistir aos nazarenos, os cangaceiros saíram em debandada, mais ficou na memória do povo o épico e habilidoso estilo do cangaceiro Lampião de atirar no meio da praça contra a força policial. 

Após o combate, o força volante do sargento Sinhorzinho Alencar, que já havia confrontado Lampião há cerca de 1 anos atrás na famosa morte de Luiz Gonzaga Lopes Ferraz, em São José do Belmonte (PE), o bando rumou para as zonas do município de Betânia (PE), onde a força volante perdeu o destino do bando.

Fotografia do sargento José Alencar de Carvalho Pires, o Sinhorzinho Alencar, que foi o comandante da força policial que entrou no povoado de Nazaré do Pico, recebendo o reforço dos civis nazarenos em defesa da invasão dos cangaceiros de Lampião ao povoado. Seria ele, Sinhorzinho, anos depois já como coronel reformado, nomeado prefeito de Serra Talhada (PE), em 1946.

O sargento Sinhorzinho Alencar, seria anos depois, em 1946, já reformado como coronel, nomeado prefeito de Serra Talhada (PE), cargo que também já havia assumido em São José do Belmonte (PE). 

Já o padre José Kehrle, seria um fiel conselheiro de Lampião, inclusive, certa vez quando o mesmo estava ferido declarou, apedido do padre, que se entregaria a polícia, porém, depois mudou de ideia. 

Depois desse ocorrido, João Flor e Gomes Jurubeba conseguiram alistar a suas famílias na Força Volante de Combate ao Banditismo de Pernambuco por influência aos irmãos Pessoa de Queiroz, deputados estaduais da época. Tinha início aí “Força de Nazaré”, a mais ferrenha perseguidora de Lampião.

http://www.blogdeserratalhada.com.br/o-dia-que-nazare-colocou-lampiao-para-correr-de-um-casamento/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário