Seguidores

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Velório de Maria Ferreira - Dona Mocinha, irmão de Lampião


Velório de Maria Ferreira Queiroz (Mocinha), última irmã de Virgolino Ferreira da Silva, o cangaceiro Lampião. Ela faleceu na capital paulista, Estado de São Paulo, no dia 11 de Fevereiro de 2012, a qual contava com 100 anos de idade.

Foto cortesia: I. R. de A. Bonfim

Fonte: facebook
Página: Voltaseca Volta

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Dona Mocinha e um tataraneto

Sobre a idade de Maria Ferreira Queiroz (dona Mocinha) que era irmã de Virgolino Ferreira da Silva, o cangaceiro Lampião, em alguns sites não batem com a realidade.


http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/dona-mocinha-irma-de-lampiao-morre-em-sp-aos-101-anos/
http://www.maispatos.com/entretenimento/morre-do-mocinha-a1729.html
http://180graus.com/noticias/aos-101-anosmorre-dona-mocinha-irma-do-cangaceiro-lampiao-veja-496031.html
http://www.vermelho.org.br/noticia/175455-1  


Funcionários do Museu do Cangaço, localizado em Serra Talhada, no período da sua morte, Sertão pernambucano, informaram que Maria Ferreira morava em Santana, Zona Norte da capital paulista, com os filhos. Assim como Lampião, Dona Mocinha nasceu em Serra Talhada, mas não chegou a atuar no bando do cangaceiro porque era muito pequena na época. Apesar disso, estudiosos do cangaço afirmaram que, por ser irmã de Virgolino, ela virou referência histórica. Em nota divulgada ontem aos meios de comunicação de Pernambuco, o Museu do Cangaço informou que Dona Mocinha tinha 104 anos. Mas sempre houve uma polêmica em relação à idade dela, pois o seu documento de identidade afirmava que havia nascido em 1906, no entanto ela possuía outro documento, comprovando que tinha nascido em 1910. O corpo de Maria Ferreira Queiroz será velado no Velório Salete, localizado no mesmo bairro onde ela morava. Já o sepultamento será realizado ao meio dia, no Cemitério Chora Menino, em São Paulo. 

Postado por Adryanna Karlla Paiva Pereira Freitas
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário