Seguidores

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Seu Celso e a futura cangaceira Sila

Por Maria Clara Gomes Barreto

“Robério Santos, admirável iniciativa digna de aplausos. Muito bem feita. Se me permite gostaria de acrescentar uma história que ouvir durante toda a minha infância do meu avô "seu Celso". Vamos lá.


Relatava com muito orgulho que anos antes de SILA entrar para o cangaço os dois teriam ficados noivos, tendo em vista que antes ninguém namorava, só "noivava".


Pois bem, seu marido salve me engano "ZÉ SERENO", graças a Deus, no momento da invasão à casa do meu bisavô Primo Torquato, e de sua senhora minha também bisavó Josefa, não percebeu nada.

O fato de o líder do grupo o escolher, foi porque além de ser o primogênito dos irmãos, também conhecia as estradas, como já foi relatado acima. Na ocasião, também foi sequestrado o amigo do meu avô; senhor de pré-nome "Pedro Tacapé"; esse, pelo fato de saber tocar sanfona.

Mais adiante quando o bando entrou em confronto com os "macacos", meu avô aproveitou o tiroteio para fugir. Quando os cangaceiros perceberem gritaram:

- Pega o muleque que ele tá fugindo.

Ele disse: 

- Não! Vou juntar os cavalos

E assim se salvou. 

Seu amigo "Pedro Tacapé" estava perto de SILA e ela o soltou, ordenando que ele também fugisse.

Meu avô falou que correu muito e entrou tanto espinhos em seus pés que ele brincava, que passaria a vida toda pra tirar. Quando chegou em Ribeirópolis, na casa de um amigo pessoal, e também membro da volante, o senhor "Baltasar" pediu ajuda, e finalmente estava salvo.

Outro fato de extrema importância é que seu envolvimento com SILA se deu durante a visita dela à casa de uma irmã de nome desconhecido. Irmã essa que morava no BAIXÃO. 

Espero sinceramente ter contribuído”.

Maria Clara Gomes Barreto/ Nossa Senhora Aparecida-SE
Foto: Celso é o de Camisa escura.
Parte do livro "O Cangaço em Itabaiana Grande"

Fonte: facebook
Página: Robério Santos

Postado e ilustrado por Adryanna Karlla Paiva Pereira Freitas
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário