Seguidores

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

A FILHA DE LAMPIAO E MARIA BONITA:

Virgulino Ferreira DA Silva

Nos primeiros dias de setembro de 1932, Lampião dirigiu-se a região de Canindé, onde contava com bons coiteiros. Para a maior segurança estava sempre em movimentos pelas fazendas Cuiabá, Pedra D’água e Belo Horizonte.

Maria Bonita vendo a hora de dar à luz estava ansiosa. Lampião mandou buscar uma parteira famosa chamada Rosinha de Vicentão, moradora das proximidades da fazenda Pedra D’agua. No dia 13 de setembro de 1932, embaixo de um grande pé de umbuzeiro, perto do Riacho Curitiba, ouviram um choro de uma criança.


Ao escutarem o choro, os cangaceiros esvaziaram as últimas garrafas de cachaça..., tinha acabado de nascer Expedita Ferreira da Silva, filha de Lampião e Maria Bonita. Lampião encontrou-se na fazenda São Clemente com o coronel João Maria, coiteiro e chefe político de Serra Negra, e pediu que indicasse uma pessoa de confiança para cuidar da criança.

Foi o coronel João Maria quem intermediou o acordo com Lampião e o fazendeiro Zequinha Tavares, conhecido por Juca Tavares, dono da fazenda Enxu perto de Porto de Folha-se. Com risco de toparem a volante, quem levou a criança foram Totonho Joaquim e a esposa. Totonho era vaqueiro da fazenda Queimada Grande, de Piduca Alexandre, irmão de João Maria.

Expedita foi entregue na fazenda Enxu ao vaqueiro Severo Mamede. Sua esposa Aurora tinha tido uma filha na mesma época que nasceu Expedita.

Pra não levantar suspeitas, Severo e Aurora diziam na região que a menina tinha sido deixada por uns viajantes que ali passaram, e ninguém desconfiou de nada.

Depois que Lampião e Maria Bonita foram mortos, a justiça teve conhecimento dessa criança, através do cangaceiro Jurity que tinha se entregado. A polícia foi tomá-la e levou para Salvador-Ba.

Expedita, filha e esposo Manoel Messias

João Ferreira irmão de Lampião que nunca teve nada a ver com as estripulias dos irmãos, foi em Salvador, e na justiça conseguiu a tutela da menina. João levou a criança para Propiá-se, onde ele morava. Quando completou 15 anos de idade Expedita foi estudar em Aracajú. Casou-se aos 18 anos com Manoel Messias Neto. Ela e Manoel tiveram quatro filhos, Dejair Ferreira, Vera Ferreira, Gleuse Meire e Isa Cristina.


https://www.facebook.com/groups/545584095605711/746621262168659/?notif_t=group_activity&notif_id=1482070923690710

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário