Seguidores

segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE PATU.

Por Aluisio Dutra de Oliveira

A estação ferroviária de Patu foi inaugurada em setembro 1936. A solenidade contou com a presença do governador do Rio Grande do Norte, Rafael Fernandes, do Prefeito Provisório de Patu, Rafael Godeiro da Silva, do engenheiro Dr. Artur Pereira Castilho que na ocasião representou o inspetor geral das estradas de ferros do Brasil e representou também outras autoridades federais, estaduais e municipais.


A estação ferroviária de Patu ficava localizada no quilômetro 158 da ferrovia Mossoro RN - Souza PB.

Na gestão do prefeito de Patu, Possidônio Queiroga (2001-2008), a estação foi reformada onde foi construída a Praça José Pereira de Queiroz, popularmente conhecida como Praça do Povo. 


Na Gestão da prefeita Evilasia Gildenia (2009-2016) e do Secretário de Educação e Cultura, prof. Aluísio Dutra de Oliveira, foi fundado no prédio da estação o Museu Padre Antônio Brilhante. 

Em Junho de 2011, a convite da Secretaria de Educação e Cultura, o grupo de artistas da Terra de Lampião que na época saia pelo sertão homenageando os grandes cangaceiros que escreveram a história dos homens bravos do Nordeste se apresentou em Patu na estação ferroviária. Na bagagem carregavam recitais de poesias, feira de artesanatos e apresentação do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião. Foi o Projeto GUERREIROS DO SOL: NAS VEREDAS DO CANGAÇO, que visou fortalecer a identidade cultural do homem sertanejo. Os cabras de lampião fizeram uma grande peleja com os cabras do cangaceiro patuense, Jesuíno Brilhante. Foi uma festa inesquecível.


Em setembro de 2011, por ocasião da Feira da Cultura de Patu, o Professor Aluísio Dutra de Oliveira, então secretário de Educação e Cultura, realizava a I FLIPATU - Feira Literária de Patu - que aconteceu no prédio da Estação Ferroviária (praça do Povo), recebendo todo o apoio da administração municipal. 

A estação ferroviária de Patu está preservada.
Nossos Parabéns! !!!


Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzagueano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário