Seguidores

segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

NATAL

Clerisvaldo B. Chagas, 25 de dezembro de 2017
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica 1808

    Para quem mergulha nos recônditos da História sobre o Natal, amplia um vasto conhecimento sobre o mundo pagão e o cristianismo. E se tiver a intenção em se demorar, deve levar o escafandro, porque o tema há de percorrer tantas páginas que formará um livro. E entre tantas teorias e teses dos letrados, vamos misturando as frases corriqueiras da época, entre compras, abraços, festas, tristezas e solidão. Apesar das estripulias, horrores e maluquices do mundo, a presença forte e invisível do filho de Deus, parece tocar forte no coração do bom e do bandido. Um aglomerado de sentimentos do leque interminável de religiões, antes fragmentado, compõe por algumas horas o que deveria ter sido melodia o ano todo e não foi.

Não tem como – mesmo na felicidade máxima ou na melancolia extrema – não se render a reflexão sobre o Cristo e à própria vida trazida ou arrastada até o fórum natalino. É assim que cumpro a minha parte de aliança com o Mestre, todo dia 25 de dezembro. Em qualquer lugar onde eu me encontre e possa, procuro realizar meu ritual sagrado, aliança forte entre eu e ELE em que qualquer pessoal pode participar conosco. Porém, o motivo da aliança, repousa somente entre eu, Jesus e uns poucos familiares mais de perto. Feliz quem tem suas devoções e se sente assistido em todos os momentos da vida. Parece que o aniversário do Homem é sempre uma oportunidade de recomeçar por outra vereda, a partir do início da vereda escolhida, trilhada e errada.

O dia sagrado de hoje é indicado para reunir a família diante da mesa farta, mediana ou pobre, com a importância maior para o aconchego familiar. Nada impede o ajuntamento de pessoas amigas e até desconhecidas na ceia fraternal em louvor ao Senhor dos Mundos. E se mandamentos de fraternidade não têm sido observados no decorrer do ano, o Natal serve bem para nos abrir os olhos para a frase resumo do cristão: “Quem não vive para servir, não serve para viver”, tantas vezes repetidas pelo meu genitor como forma de aprendizado. Mas se a bondade que arrebatamos no evento não se perpetuar, vamos a indagação: E para que serve o Natal? FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário