Por Francisco de Paula Melo Aguiar
Como seus
filhos aprovados assim irão enfrentar a concorrência fora da sala de aula desse
tipo de pedagogia escolar?
FRANCISCO DE
PAULA MELO AGUIAR
A ética é o cimento da construção da sociedade, a sua falta é corrupção na
certa.
Os pais devem ter cuidado com a educação de seus filhos na hora de
"escolher" uma escola para matriculá-los. A escola deve ser uma
ambiente de confiança da família e de seus filhos e não de corrupção ou de
prática de estelionato, onde o aluno brinca que aprende e a escola brinca de
ensinar... E isso também é uma questão de escolha e também de seriedade dos
pais que sonham com o futuro de seus filhos na escola e na sociedade, como
futuros profissionais: médicos, advogados, professores, contadores, etc. É
importante evitar o simulacro na avaliação e promoção de mentira de seus
filhos. É por isso que o número de vagas nos presídios vem aumentando cada vez
mais em todas as unidades da Federação Brasileira.
A escola que aprova o aluno tendo como "metodologia de
avaliação" o pagamento da mensalidade por parte dos pais dos alunos comete
estelionato, crime.
O aluno futuro líder do seu tempo estuda para ser aprovado na escola e na
sociedade. Pensar diferente é formar delinquente.
Que futuro tem o aluno que é "aprovado" ou “promovido” todos os anos
letivos...que nunca "estuda" para ser aprovado porque a
"escola" e/ou "balcão" de negócio que ele
"frequenta" tem como metodologia de avaliação e aprovação o pagamento
da anuidade escolar, mesmo sabendo que isso é estelionato educacional, crime,
formação de quadrilha e fábrica de futuros corruptos?...
Ouvi na televisão uma
mídia orientando a sociedade para escolher uma certa "escola" porque
ela tem "amplo estacionamento", veja bem a que ponto a nossa gente
chegou para conquistar seus futuros "clientes" e não alunos, porque o
mais importante para escolher uma escola de qualquer nível ou grau escolar para
estudar deve ser levado em consideração a Proposta e Compromisso Pedagógico,
com professores habilitados e qualificados, em suma a escola deve ter todos os
elementos estruturados e estruturantes para oferecer ensino e aprendizagem de
qualidade, de primeiro mundo (laboratórios, bibliotecas, ginásios, orientação
psicopedagógica, avaliação qualitativa e quantidade anual, segurança em suas
dependências, etc., etc...).
Estelionato escolar é saber que o aluno é "aprovado" na escola e
reprovado na profissão que ele pretende exercer sem competência no futuro... E
o mundo está cheio de gente em todos os graus e níveis escolares, exercendo
suas profissões sem dominar e sem saber o que estão ali fazendo, em muitas vezes
fazendo a desgraças alheias, ceifando vidas e/ou desviando caminhos alheios.
Que diferença tem a parábola de que uma criança um certo dia visitou a casa de
uma senhora que costurava e quando a mesma saiu para ir resolver alguma coisa e
deixou-a perto do “cesto” que contem novelos de linha, tesoura, fita métrica e
agulhas de coser, ela tirou e/ou levou sem a costureira ver uma agulha que ela
usava para costurar suas peças ou vestimentas... em chegando em casa os pais
daquela criança, nada fizeram para saber onde ela tinha encontrado aquele
instrumento que era usado no exercício profissional de fabricar roupas e/ou
costurar outras peças, etc. O tempo passou e a criança se fez homem, quando um
certo dia resolveu “levar” um cavalo que pastava a margem de um rio, aí o bicho
pegou, ele foi preso como ladrão de cavalo e quando estava sendo interrogado em
juízo afirmou que tudo aquilo que estava acontecendo com ele, era fruto da
aceitação de tudo que ele fazia quando criança e seus pais não reclamavam...
sempre deixavam correr suas ações e comportamentos por conta do rolamento... É
a questão dos pais que dizem que seus filhos não mentem e só falam a verdade,
que eles são inteligentes e são aprovados todos os anos escolares... é a
questão do pagou passou... e no futuro o juvenil se torna adulto e a vida
adulta não esfera e nem dispensa falha minúscula de quem quer que seja. O
caminho do insucesso aí é garantido com certeza, tudo tem origem no seio das
escolhas da família na hora de educar e instruir seus filhos. É a Pedagogia da
permissividade de tudo que a criança quer e nada mais.
Ainda que por analogia, que diferença tem a “ética” usada para aprovar o
aluno que não foi aprovado nos bancos escolares e o ladrão de cavalo em tela? E
os pais são ou não culpados em saber que seus filhos nada sabem e são
promovidos todos os anos escolares?... Como seus filhos aprovados assim irão
enfrentar a concorrência fora da sala de aula desse tipo de pedagogia escolar?
O fracasso é o melhor nome que se deve ser dado a tal metodologia macro ou
micro-econômica “escolar” é tudo uma questão de conivência dos pais, dos alunos
seus filhos e da escola ou balcão de negócio que assim age nas barbas das
autoridades federais, estaduais e municipais da atualidade...
A única coisa que uma escola não deve fazer para "ajudar" os pais e
os alunos é aprová-los e/ou promovê-los de anos/séries letivas sem os mesmos
saberem ler e escrever e muito menos compreender e/ou dominar os conteúdos
didáticos pedagógicos de cada componente curricular (disciplinas ou matérias).
Uma coisa é certa, o mundo enquanto ser universal e social, inclusive
profissional, não tem lugar para aceitar "líderes" derrotados nos
bancos escolares com máscaras de "aprovação" via estelionato praticado
para atender o capricho e interesse espúrio econômico e financeiro de
negociante "dono" de escola e/ou "balcão" de cometer crime
e atrapalhar o futuro da juventude rumo ao sucesso... Onde anda a ética
profissional de quem usa tal metodologia de "ensinar",
"aprender", "avaliar" e "aprovar" os alunos de
hoje e futuros líderes profissionais do amanhã?!...
Enviado pelo autor Francisco de Paula Melo Aguiar
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário