Seguidores

domingo, 4 de fevereiro de 2018

25/09/1920 – O ESCRITOR POTIGUAR VINGT-UN ROSADO NASCIA NA CIDADE DE MOSSORÓ/RN.

Por Francisco Veríssimo de Sousa Neto
Jerônimo Vingt-un Rosado Maia

Jerônimo Vingt-un Rosado Maia era filho mais novo do farmacêutico Jerônimo Rosado e Isaura Rosado. Integrante de uma numerosa família, Vingt-un era irmão de famosos políticos mossoroenses, como o ex-governador Dix-Sept Rosado, o ex-deputado federal Vingt Rosado e o ex-prefeito Dix-Huit Rosado.

Concluiu o ensino primário e o ginasial no Colégio Diocesano Santa Luzia, em Mossoró. Formou-se em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (atual Universidade Federal de Lavras), no Estado de Minas Gerais.

No ano de 1968, candidatou-se ao cargo de prefeito de Mossoró pela Aliança Renovadora Nacional(ARENA), porém não obteve sucesso, perdendo a disputa para o professor Antonio Rodrigues de Carvalho. Nas eleições de 1972, Vingt-Un foi eleito vereador com 3.797 votos, ocupando uma vaga na Câmara Municipal de Mossoró no período 1973-1977

O maior pesquisador de assuntos sobre a história mossoroense Vingt-un Rosado foi professor em sua terra natal, fundador e diretor da ESAM – Escola Superior de Agricultura de Mossoró(atual UFERSA) e idealizador da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, criada por seu irmão, o prefeito Dix-Sept Rosado. Vingt-un foi também sócio do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP), acadêmico na Academia Mossoroense de Letras (AMOL), da qual foi um dos fundadores e criador da Coleção Mossoroense, que possui um enorme acervo de livros de escritores da região.

O escritor e agrônomo Vingt-un Rosado faleceu aos 85 anos em 21 de dezembro de 2005, na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte e sepultado na cidade de Mossoró, seu local de nascimento.

Foi casado com a assistente social América Fernandes Rosado Maia, com quem teve cinco filhos: Maria Lúcia Fernandes Rosado, Jerônimo Vingt-un Rosado Maia Júnior, Jerônimo Dix-sept Rosado Maia Sobrinho, Lúcia Helena Rosado da Escóssia, Isaura Ester Fernandes Rosado Rolim e Leila Rosado.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzagueano José Romero de Araújo Cardoso


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário