Seguidores

domingo, 4 de fevereiro de 2018

ANGICO, POR DURVAL ROSA, SARGENTO ELIAS, VINTE E CINCO E SILA

Material d acervo do pesquisador Sálvio Siqueira
https://www.youtube.com/watch?v=gYL2r8EG84Y&feature=youtu.be

Em toda a historiografia do cangaço existem ‘mistérios’, alguns por falta de documentação, registros, e outros por terem sido ‘inventados’, forjados, tanto por uns como por outros, cangaceiros, volantes e coiteiro.

Um dos motivos das ‘invenções’ ou distorções dos fatos, principalmente sobre o que ocorreu na manhã do dia 28 de julho de 1938, uma quinta-feira, na grota do Riacho Angico, na fazenda Forquilha, no município de Poço Redondo, Sergipe, quando uma tropa volante comandada pelo pernambucano João Bezerra da Silva, surpreende o bando do “Rei do Cangaço”, Lampião, e conseguem a façanha de matarem “ele”, sua “Rainha”, Maria Bonita, e mais nove cangaceiros, seria, ou era, o fator ‘medo’.

O medo foi uma das armas mais usadas no discorrer da saga cangaceira tanto do lado dos cangaceiros e, principalmente, como do lado das volantes. E quem estava com a vida em jogo, logicamente, de tudo fazia para tentar salva-la.

Hoje é diferente. Muita gente quer ser ‘parente’ de cangaceiro sem existir o medo de morrer por isso.

Acima veremos um vídeo/entrevista, para nós um documentário, pois, desta feita várias personagens que vivenciaram o Fenômeno declaram suas versões, produzido pelo pesquisador cearense Aderbal Nogueira.

NÓS, ESTUDANTES DO TEMA CANGAÇO, TEMOS, POR OBRIGAÇÃO, VERMOS TODAS AS VERSÕES REFERENTES AOS FATOS HISTÓRICOS PARA DEPOIS, E SOMENTE DEPOIS, FAZERMOS A NOSSA ANÁLISE GERAL E NOS POSICIONARMOS QUANTO AS OCORRÊNCIAS HISTÓRICAS,EVIDENTEMENTE SEM DISTORCE-LAS NEM QUERERMOS "INVENTAR".

"Versões sobre Angico"

"Durval Rosa, Sargento Elias, Vinte e Cinco e Sila nos narram suas impressões sobre Angico. O amigo e fundador da SBEC, Paulo Gastão, esteve presente durante a gravação desses depoimentos e sua participação foi fundamental. Com ele cortamos o sertão de ponta a ponta."

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário