Seguidores

terça-feira, 24 de julho de 2018

VISITANDO A FEIRINHA

Clerisvaldo B. Chagas, 23 de julho de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 1.947

        Nessa ocasião em que o governo do estado incentiva as feiras da agricultura familiar em todo o território de Alagoas, fomos também “curiar” a nossa. Como escritores e parceiros dedicados ao município, eu e Marcello Fausto estivemos visitando o antigo Ginásio, onde fora o 20  Batalhão de Polícia e a Igrejinha de Nossa Senhora Assunção, juntamente com a equipe da TV Cultura e da Tribuna Independente. Estivemos também na Casa da Cultura – motivo do nosso próximo trabalho – e ainda na Feira da Agricultura Familiar, que acontece as sextas defronte a EMATER, Bairro Monumento. O trecho em que se situa a feira é bem movimentado, sendo a parte nobre das imediações.

Feira orgânica em Santana do Ipanema. (Foto: B. Chagas).

A Feira da Agricultura Familiar – já denominada pelo povo, de Feirinha – é empreendimento da prefeitura local através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e de Recursos Hídricos. Encontramos por ali, um mar de amigos e conhecidos cujas palestras improvisadas produziram efeitos renovadores e várias ideias aproveitáveis. Deduzimos, então, que além de ponto de encontro entre campo e cidade, a Feirinha também é um excelente lugar para encontros amigos e conversas “miolos de pote”.
     No momento em que o país está cada vez mais produzindo agricultura de plantation para indústria e para exportação, temos que louvar aqueles que produzem o feijão nosso de cada dia que é o agricultor de roça. Portanto, o incentivo a agricultura familiar é digno de louvor. Ai se não fosse ela! Gostamos em muito do que vimos. Uma feira com barracas limpas e padronizadas, nada de lixo no chão e preços razoáveis. Frutas, raízes, hortaliças e outros produtos orgânicos (sem agrotóxicos) trazidos do campo, vão conquistando o novo consumidor exigente. Até mesmo exposições artesanais são encontradas nas bancas como inúmeras peças em ferro e também em tecidos. O espaço para clientes e transeuntes é o suficiente para esse encontro das sextas entre campo e cidade.  
Olhe, esperamos que a Feira da Agricultura Familiar, cresça mais ainda e se firme definitivamente. Exemplo a ser seguido.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário