Seguidores

domingo, 12 de agosto de 2018

LAMPIÃO ACESO RESPONDE... ONDE SILA ESTAVA NESTA FOTOGRAFIA E QUEM É O HOMEM TRAJADO DE CANGACEIRO AO SEU LADO


Por Kiko Monteiro

Eis aí uma foto, até então inédita na literatura lampiônica, cujo crédito do achado é para o youtube e pesquisador do cangaço Robério Santos.  


A legenda sugere que seja a ex-cangaceira Sila, (Hermecília Brás São Matheus 1924 - 2005) em um evento no município de Itabaiana, SE. Não há qualquer dúvida que seja Sila, o que intrigou os seguidores do Robério é quem seria o senhor que aparece ao seu lado vestido de cangaceiro. Sugeriram que fosse um ex-cangaceiro, provavelmente o próprio Zé Sereno, de quem ela foi companheira.

Quando bati o olho não tive dúvidas e eis aqui a resposta ao enigma, inclusive corrigindo o local da foto.  



O senhor que aparece nesta foto é o lagartense José Bernadino Santos, popularmente conhecido como "Zé Padeiro".

Apaixonado por Lampião segundo a historiografia local, ele ainda na adolescência teria pedido ao próprio Lampião para ingressar no bando, quando este se encontrava no sertão da Bahia [provavelmente na região de Paripiranga, área de atuação mais próxima de Lagarto.

Mas que para sua frustração o rei do cangaço não o aceitou nas suas hostes, não teria reconhecido motivos para aquele jovem virar cangaceiro.

Frustrado, Zé Bernardino voltou para sua terra. Aprendeu o ofício da panificação, por isso o apelido. Porém, 20 anos depois, início dos anos 60, encomendou trajes, armas e acessórios, adotou o vulgo de ‘Azulão’ juntou 17 homens e duas mulheres e criou um grupo... folclórico, denominado ‘Cangaceiros de Lampião’.

O grupo sob o comando de seu criador. 

A moça que aparece atrás é sua filha, a mesma da foto com Sila.

Seu Zé faleceu em 1988. Mas a tradição do seu cinquentenário grupo é mantido até os dias de hoje por seus filhos e netos, que costumam se apresentar em diversos eventos na região. 

A apresentação cangaceiros de Lagarto faz um misto entre exibição de xaxado com tiros de bacamarte (todavia utilizando espingardas do tipo 'polvoreira' ou a vulgarmente conhecida como “de soca”) que assusta os distraídos, especialmente no Desfile cívico de 7 de Setembro.






Filhos, netos e bisnetos de Zé Padeiro, mantém o legado cultural do grupo em Lagarto, SE

Sim, mas, e o local?

Foi justamente durante a visita de Sila à Fazenda do pecuarista José Martinho Almeida, no município de Lagarto, em 17 de janeiro de 1984.

O encontro é um dos capítulos do livro “Sila, uma Cangaceira de Lampião”, (páginas 110-111) escrito por ela em parceria com Israel Araújo Orrico, e publicado pela editora Traço no mesmo ano de 1984. O livro não traz qualquer ilustração desta visita. A foto foi feita por familiares do fazendeiro.

Mas o que me deu mais certeza do local não foi tanto pela presença de 'Zé Padeiro', mas pela do animal, um boi da raça nelore, animal de estimação do pecuarista Martinho Almeida, que teria convidado o brincante para recepcionar e homenagear a ilustre visitante junto com seu grupo.

*Fotos de Zé Padeiro e do seu grupo atualmente, cortesia de Eduardo Bastos


Eu pesquei no blog do pesquisador do cangaço Kiko Monteiro: - http://lampiaoaceso.blogspot.com/2018/08/lampiao-aceso-responde.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário