Seguidores

terça-feira, 14 de agosto de 2018

PILÕES DE PEDRA

Clerisvaldo B. Chagas, 14 de agosto de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 1.963

       A natureza caprichosa realiza gigantescas obras, mas também faz coisas menores e incríveis que encantam. Nos sertões nordestinos, costuma trabalhar com milhares de anos para esculpir em inúmeros lajeiros, lajedos ou lajeados, locais onde se acumulam as águas pluviais. São os pilões de pedra também chamados pedra d’água e caldeirão formados pelas condições climáticas, com as mais diferentes formas. Surgem esses caldeirões: côncavos, em rachaduras, espiralados, panelas e em outros formatos menos comuns. O líquido acumulado mata a sede dos animais selvagens e é usado pelos habitantes do lugar para beber e lavar roupa, principalmente. Os pilões são lugares pitorescos como pontos turísticos, encontro de moradores e agradabilíssimo para convescotes.

PIlão de pedra no sítio Laje dos Frade. (Foto: Clerisvaldo B. Chagas).
Estão incluídos em nosso projeto os registros de todos os pilões de pedra do nosso município, zona rural. Surgirão graficamente em número e localidades onde se encontram, ficando à inteira disposição dos pesquisadores, inclusive, mapeados. Farão parte também todos os riachos significativos, as fontes naturais, lagoas e os artificiais açudes e barreiros. Além disso, todos os sítios terão suas origens reveladas, com históricos pequenos ou grandes e fotos dos seus principais atrativos. Teremos mapas de alta qualidade confeccionados por ilustres profissionais da terra: mapa de relevo, hidrografia, vegetação, clima, rodoviário/político e temáticos.
Voltando aos pilões de pedras, muitos se tornaram famosos na região de Santana do Ipanema, Alagoas, mas ficaram alheios ao foco pelo modernismo que faz esquecer as tradições. Hoje todas as formas atrativas do campo são procuradas pelos que fazem o turismo rural. Esses magníficos trabalhos rochosos com seus ornamentos particulares, serão valorizados por nós e apresentados carinhosamente ao mundo.
Em torno desses lajeiros, nascem pequenos cactos como a coroa-de-frade, o rabo-de-onça... E outros ainda são multicoloridos pelos minúsculos animais que a eles se agregam.
Setembro vai chegar.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário