Seguidores

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

SYMARA TÂMARA LANÇA LIVRO SOBRE A OBRA DE ANTÔNIO FRANCISCO DURANTE JORNADA CULTURAL



A literatura de Cordel chega ao meio acadêmico e se mostra um verdadeiro leque de possibilidades de estudo. Nessa perspectiva, a professora e escritora Symara Tâmara lança no próximo sábado em Mossoró o livro Antônio Francisco: tradição e modernidade – uma poética da memória. 


O livro já foi lançado em Natal, a convite da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins (SPVA), e em Sousa/PB, dentro do IX Abril para Leitura, promovido pelo Centro Cultural Banco do Nordeste. É resultado de um trabalho monográfico apresentado em 2013 pela autora, com o qual obteve o título de Especialista em Estudos Literários pela UERN, e em 2014, concorreu com trabalhos vindos de várias partes do RN no IV Prêmio Literário Rota Batida, sendo classificado em 1º lugar na categoria Trabalho Acadêmico. A obra foi então publicada pela Fundação Vingt-un Rosado/Coleção Mossoroense, com patrocínio da Petrobras.

O lançamento e sessão de autógrafos acontecem no próximo sábado, às 18h, no Teatro Dix-huit Rosado, dentro programação da Jornada Cultural, promovida pela Prefeitura Municipal de Mossoró, evento em comemoração pelo aniversário do referido teatro. O livro estará à venda ao valor de 20 reais.

O livro é dividido em dois capítulos. Além de acepções sobre o que é literatura de cordel e uma breve análise do ponto de vista estilístico e temático da obra de Antônio Francisco, traz ainda uma entrevista concedida pelo poeta à autora durante seu trabalho de pesquisa, onde ele fala sobre o processo de composição dos poemas analisados, assim como de sua poesia de um modo geral. 

Apesar de se tratar de um trabalho acadêmico, o livro traz uma linguagem simples, passível de leitura tanto crítica quanto de entretenimento, para estudiosos e amantes da literatura. Para a autora, “mais que uma pesquisa, ler e entender o cordel e a obra de Antônio Francisco se constitui, sobretudo, num deleite literário, num resgate do folclore e da memória do povo”. 

Quem é Symara Tâmara na literatura? - A professora, poetisa e cantora Symara Tâmara Fernandes Carlos nasceu em Natal, em 14 de fevereiro de 1983, mas sempre morou em Mossoró. Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa, Especialização em Estudos Literários e Mestrado em Letras pela UERN, começou sua carreira literária em 2000, com a publicação de O zênite da inspiração, pela Coleção Mossoroense e POEMA, através do projeto Poema na escola. A partir de então, passou a publicar seus poemas, artigos e crônicas em sites e jornais de Mossoró. Ficou em 2º lugar nas edições 2006 e 2007 do prêmio Literário Maria Silvia de Vasconcelos, na categoria Poesia – estudante universitária, promovido pela Prefeitura Municipal de Mossoró. Trabalhou na imprensa mossoroense como revisora gramatical, período em que escreveu matérias jornalísticas, ficando em 1º lugar no prêmio jornalístico Jornalista Martins de Vasconcelos, categoria Mídia Impressa – texto, em 2007. Nesse mesmo ano, entra para a Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense – AFLAM, como sócia fundadora e ocupante da cadeira de nº 03. Em 2011, publica o plaquete Clara Nunes – a filha de um Brasil de muitas cores, artigo sobre vida e obra da cantora. Em 2010, vence o concurso Curta Gazeta, promovido pelo jornal Gazeta do Oeste, na categoria Ensino Fundamental, com a produção do curta-metragem A missa dos mortos, baseado na obra do folclorista Câmara Cascudo. Em 2017, recebeu título de Cidadã Mossoroense. Em 2018, juntamente com o poeta Antônio Francisco, participou do IX Abril para Leitura. Atualmente, concilia a literatura com seus trabalhos na música, na pesquisa e como professora de Língua Portuguesa na rede pública de Ensino.

veja a programação completa da Jornada Cultural:
https://www.prefeiturademossoro.com.br/prefeitura-divulga-…/

https://www.facebook.com/symara.tamara/posts/1349742878462576

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário