Seguidores

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

ALUNOS DE PEDRO ALEXANDRE (SERRA NEGRA, NA BAHIA) VISITARÃO O MEMORIAL ALCINO ALVES COSTA NO PRÓXIMO SÁBADO

*Rangel Alves da Costa

Foi com imenso prazer que recebi um comunicado do Professor Reinaldo - o mesmo que foi cerimonialista quando da passagem do Cariri Cangaço por Pedro Alexandre - informando do seu interesse em trazer duas turmas do 9º ano para uma visitação ao Memorial Alcino Alves Costa, no sertão sergipano de Poço Redondo.
Tal atitude é uma demonstração de cordialidade entre os dois municípios vizinhos, de interesse pela história poço-redondense e sertaneja, bem como de alargamento do universo da pesquisa e do conhecimento. Poço Redondo e Serra Negra sempre mantiveram laços fraternos de amizade.
A Família Carvalho das terras baianas sempre teve Poço Redondo como seu segundo lar. João Maria de Carvalho, Piduca Alexandre, João de Ioiô, Heraldo de Carvalho, Evaldo de Carvalho, e agora Zé Maria de Carvalho e seu irmão Orlando da Serra Negra, dentre outros, sempre mantiveram proximidade com Poço Redondo.


São dois municípios irmãos separados apenas por um limite geográfico, pois no restante sempre o entrelaçamento da história, da cultura, das tradições e das amizades. Para uma exemplificação, a segunda mais importante avenida de Poço Redondo leva o nome de João Maria de Carvalho.
E a chegada da comitiva baiana, ou dessa juventude estudantil, a terras sergipanas, será uma forma de manter esse cordial relacionamento e cultivar nas novas mentes os laços afetivos entre sertanejos. Considerando que são jovens os visitantes, uma perspectiva ainda maior que novos frutos surgem desse compartilhamento.
Acrescente-se que tal visita também pode ser vista como um legado bom deixado pelo evento Cariri Cangaço que no último mês de junho foi realizado em Poço Redondo e que também teve passagem por Pedro Alexandre. Tão grandioso foi o evento nas terras baianas que logo o Professor Reinaldo se comprometeu a levar alguns de seus estudantes para uma visita a Poço Redondo.
A escolha do Memorial Alcino Alves Costa como local de visitação se deu principalmente pelo fato de que neste espaço histórico-cultural há uma síntese de todo o percurso sertanejo, sendo possível avistar o passado e o presente em cada canto e recanto. Há no Memorial não só as relíquias do passado, mas também as faces de um rico presente sertanejo.


Os visitantes encontrarão fotografias, manuscritos, mobiliário antigo, objetos que não são mais usados na modernidade dos lares, documentos importantes, retalhos do cangaço e da saga sertaneja, biblioteca, sala de artesanato, enfim, um resumo de um todo num só espaço. O encantamento maior certamente estará no encontro da juventude com aquilo que sequer imaginava existente.
Que sejam, pois, bem-vindos. E toda a população de Redondo está convidada a receber e abraçar, no próximo sábado dia 11, esse grupo de visitantes não só ao Memorial, como a cidade de Poço Redondo e talvez até Curralinho, num percurso histórico-geográfico enriquecedor. Avante!

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário