Seguidores

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

VIRGOLINO EM FORTALEZA!


Parece estranho falarmos de cangaço e termos que recorrer a conceitos próprios do ambiente empresarial moderno. Aprofundando-nos um pouco mais na história intrigante de Virgulino, não nos parece exagero considerar que já naquela época o engenhoso bandido das caatingas conhecia muito bem o valor do Marketing Pessoal, da Política da Boa Vizinhança, do Lobby e Tráfico de Influência, até mesmo noções de Logística Empresarial; na verdade não conseguimos conceber um reinado tão extenso de uma vida fora da lei em circunstâncias tão adversas, sem que boa parte desses conceitos não fizesse parte da mente prodigiosa de Lampião.

Desde cedo pela própria profissão da família; o pai era almocreve; Virgulino e os irmãos passaram a conhecer toda a região e fazer um grande ciclo de relacionamentos, que mais tarde, unido a ingredientes como o medo e o favor, seriam de muita valia. Sem falar que essa espetacular rede de “apoiadores”, formada de gente miúda e graúda, foi fundamental para a sobrevivência por tanto tempo do famoso grupo.

As condições inóspitas e hostis da caatinga exigiam, além da extrema capacidade física, um exagerado instinto de sobrevivência. Comida, água, descanso, dormida, eram luxos muitas vezes esperados por dias a fio. Andanças intermináveis, muitas vezes em círculos, passando por vários estados em poucos dias carecia de um mínimo de organização e senso de direção. Tudo isso e muito mais neste sábado, dia 11 de agosto no Café Patriota em Fortaleza, todos estão convidados.


Virgulino: O homem, o cangaceiro, o mito!
Palestra com o curador do Cariri Cangaço 
Manoel Severo
Sábado dia 11 de Agosto, 
pontualmente as 10 da Manha 
Aberto ao Público
CAFÉ PATRIOTA
Av. Santos Dumont, 1453 Aldeota
Fortaleza,CE

http://cariricangaco.blogspot.com/2018/08/virgulino-em-fortaleza_9.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário