Seguidores

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

LUIZ PADRE E O BURRO “PADRE CÍCERO”


 Por Junior Almeida

Conta-nos o Doutor Helvécio Neves Feitosa em seu “Pajeú em Chamas” uma história bem interessante narrada pelo também escritor Nertan Macedo, envolvendo nada mais nada menos do que o célebre cangaceiros Luiz Padre, que junto com seu primo Sinhô Pereira “incendiou” parte do Nordeste até o início da década de 1920, quando fugiram para Goiás deixando seu bando sob comando de Virgulino Ferreira, o Lampião, que viria se tornar o mais conhecido e temível cangaceiro de que se têm notícias. Foi assim:

Ainda cangaceiro no Nordeste, Luiz Padre gostava de fazer piada quando tinha que viajar. Tinha uma montaria predileta, um burro, que chamava de “Padre Cícero”, o que aos ouvidos dos sertanejos, era um insulto, uma verdadeira heresia contra o santo patriarca de Juazeiro do Norte, um atentado contra a pureza do velho sacerdote e dos seus seguidores, os romeiros.

Assim brincava Luiz Padre:

-“Arreia Padre Cícero pra mim, que vou fazer uma viagem...” dizia, a título de gozação, o combatente, o guerreiro do Pajeú, filho do Padre Pereira.

Certo dia a história chegou aos ouvidos do Padre Cícero. Em 1919, ao decidir abandonar a vida cangaceira, Luiz Padre foi ao Juazeiro para aconselhar-se, pedir a bênção e ajuda ao velho sacerdote. Adentrou a casa do reverendo como um romeiro qualquer. Apresentou-se. Ao tomar conhecimento de quem se tratava, o Padre Cícero replicou calmamente:
-“Menino, você já viu burro dar conselho a alguém?”

Luiz Padre, homem acostumado com as lutas do Sertão, ficou desconcentrado. Então o Padre Cícero sabia da brincadeira? Permaneceu calado, humilde, sem balbuciar nada diante do sacerdote. O santo do Juazeiro, segurando o cajado, bateu com ele na cabeça de Luiz Padre, profetizando:

-“Está bem, está bem, meu bichinho. Vá pra Goiás e crie juízo. Porque você vai morrer na sua cama. Jamais será ofendido por arma de fogo ou arma branca. Vá primeiro para o Piauí e, de lá, rume para onde a vontade lhe mandar...”

A profecia do velho sacerdote concretizou-se. Na sua velhice, em Dianópolis (antigo Duro), septuagenário, Luiz Padre tinha dois hábitos singulares. Todo santo dia limpava cuidadosamente, com uma flanela, o seu rifle, que azeitava carinhosamente, pondo as balas na “capanga”, e adormecia com ele ao alcance da mão.

-“Mais vale andar sempre prevenido – costumava dizer – do que ser surpreendido.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1799235550188276&set=gm.976506285891649&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário