Seguidores

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

OS ENTERROS NO RIACHO DO QUARTAVO EM POÇO REDONDO



O riacho do Quartavo, um pequeno afluente do Rio Jacaré, está no município de Poço Redondo. Nas margens daquele riacho estão as Pias das Panelas. Na época do Cangaço aquelas terras pertenciam à fazenda Paus Pretos do coronel Antônio Caixeiro.

Ali, nas proximidades das Pias da Panelas, estão enterrados os corpos de três mulheres e dois homens, todos barbaramente assassinados no tempo do Cangaço. Os corpos enterrados ali são: de Rosinha Soares, a Rosinha do cangaceiro Mariano, assassinada pelos cangaceiros, com a ordem de Lampião; do vaqueiro Zé Vaqueiro, aquele mesmo vaqueiro que tentou matar para roubar o cangaceiro Novo Tempo; e de Preta, cruelmente assassinada pelo seu marido Zé Paulo, filha adotiva de Dona Maria das Virgens do Alto Bonito, daquela mesma Maria das Virgens que foi ferrada e teve seus dois filhos marcados pelo ferro do cangaceiro Zé Baiano. Ali também foi morto pelos cangaceiros o cangaceiro Coqueiro, o delator da traição de Lídia. O que ainda não se sabe é se o corpo de Coqueiro também foi enterrado ou deixado exposto em tempo aberto para que os urubus o devorassem.


No fim do cangaço, depois dessas mortes, alguns caçadores da região evitavam passar ali nas Pias das Panelas à noite, principalmente nos locais onde estão as covas dos mortos. Alguns caçadores afirmavam ter ouvido coisas estranhas ali próximo das pias, como vozes, gemidos ou gritos macabros.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=962567350618876&notif_id=1543948680684303&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário