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segunda-feira, 29 de julho de 2019

RESUMO DA ATA DE FUNDAÇÃO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS E ARTES DO CANGAÇO – ABLAC

Por Archimedes Marques

Aos vinte e cinco dias do mês de julho do ano de dois mil de dezenove (27/07/2019), na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará, fazendo parte da programação oficial do evento Cariri Cangaço 10 anos, fora fundada a ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS E ARTES DO CANGAÇO – ABLAC – cuja regularização e legalização se dará na cidade de Aracaju-SE.

Inicialmente o proponente da criação da Academia, historiador ARCHIMEDES JOSE MELO MARQUES solicitou da plateia que se respeitasse um minuto de silêncio em respeito ao recente falecimento do historiador DANIEL WALKER, que convidado e radiante de alegria seria um dos membros desta Academia. 

Pesquisador Daniel Walker

Em seguida explicou a motivação e os objetivos de tão importante instituição, dizendo inclusive que a ideia inicial da sua criação ocorreu há anos atrás, por intermédio do historiador PAULO MEDEIROS GASTÃO, então Presidente da SBEC (Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço), ideia essa que infelizmente não vingou, entretanto agora é o seu sonho transformado em realidade, sendo este o motivo principal da escolha deste grande historiador como PATRONO OFICIAL e IMUTÁVEL da Academia, escolha essa confirmada por unanimidade dos seus membros.

Paulo de Medeiros Gastão

Dando continuidade aos trabalhos deliberou-se por ACLAMAÇÃO absoluta de votos dos membros Acadêmicos Fundadores a sua primeira Diretoria, a saber: Presidente: 



Archimedes José Melo Marques; 


Vice-presidente: Aderbal Simões Nogueira; 


Secretária-geral: Elane Lima Marques; 


Tesoureiro: Raul Meneleu Vasconcelos; 


Diretor de Propagação Cultural e Artística: João Paulo Araújo de Carvalho; 


Diretor Técnico: Ivanildo Alves da Silveira. Cuja Diretoria conduzirá os destinos da Academia por quatro anos.

Deliberou-se que a Academia concederá periodicamente os Diplomas “CANTIL PRATEADO” e “CANTIL DOURADO”, partilhados individualmente ou alternadamente, os quais passam a ser as suas mais altas Comendas, entregues periodicamente somente aos membros de qualquer categoria da Academia, que se tenham distinguido em atividades literárias, científicas, artísticas em geral, pesquisas ou culturais a eles afeitas ou incumbidas, ocorridos antes ou depois da sua fundação.


Deliberou-se que a Academia concederá periodicamente os Prêmios “PAULO MEDEIROS GASTÃO” e “ALCINO ALVES COSTA”, partilhados individualmente, os quais passam a ser as Láureas Oficiais da instituição, destinados a escritores, poetas, artistas plásticos em geral, cineastas, teatrólogos e musicistas que estejam relacionados aos temas específicos desta entidade, ofertados as pessoas em geral que se destaquem, inclusive aos seus próprios membros, ocorridos antes ou depois da sua fundação.

Deliberou-se que os Patronos das Cadeiras individuais dos membros ACADEMICOS FUNDADORES, da categoria ACADEMICO TITULAR serão os seguintes: Archimedes José Melo Marques (Patrono: Felipe Borges de Castro), Elane Lima Marques (Patrono: Ilda Ribeiro de Souza – Sila), Aderbal Simões Nogueira (Patrono: Benjamim Abrahão Botto), Ana Lucia Granja de Souza (Patrono: João Gomes de Lira), Angelo Osmiro Barreto (Patrono Gustavo Barroso), Antonio Vilela de Souza (Patrono: José Domingos de Morais – Dominguinhos), Bismarck Martins de Oliveira (Patrono: José Lins do Rego), Euclides Jose de Almeida Junior – Junior Almeida (Patrono: Rui Facó), Francisco Honorio de Medeiros Filho (Patrono: Raimundo Nonato da Silva), Geraldo Ferraz de Sá Torres Filho (Patrono: Optato Gueiros), Gilmar Teixeira Santos (Patrono: Tadeu Rocha), Ivanildo Alves da Silveira ( Patrono: Joaryvar Macedo), João de Sousa Lima (Patrono: Rogaciano Leite), José Bezerra Lima Irmão (Patrono: Ranulfo Prata), Jorge Farias Remigio (Patrono: Jorge Amado), José Sabino Bassetti (Patrono: Euclides da Cunha), Juliana Pereira (Patrono: Melquiades Rocha), Leandro Cardoso Fernandes (Patrono: Willian Palha Dias), Luiz Ruben F. de A. Bonfim (Patrono: Ariano Suassuna), Manoel Severo Gurgel Barbosa (Patrono: Jonas Luiz da Silva, de Icapuí), Narciso Aparecido Dias (Patrono: Silvio Romero), Osvaldo Abreu Mendes (Patrono: Leandro Gomes de Barros), Rangel Alves da Costa (Patrono: Alcino Alves Costa), Raul Meneleu Vasconcelos (Patrono: Câmara Cascudo), Severino Neto de Souza – Souza Neto (Patrono: Floro Bartolomeu da Costa), Voldi Ribeiro (Patrono: Delmiro Augusto da Cruz Gouveia), Lourinaldo Teles Pereira Lima (Patrono: Manoel Cavalcanti de Souza – Neco de Pautília).


Deliberou-se que os temas centrais da Academia serão: o cangaço em todas as suas ramificações e os sertões em todas as suas ramificações, a exemplo do Messianismo, Misticismo, Coluna Prestes, Canudos, Quilombos, as revoltas Praieira, Balaiada, Cabanagem e Quebra-Quilos, personagens como Padre Cícero, Delmiro Gouveia, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro dentre outros que compõem a raiz da verdadeira História do nosso Nordeste, Música Popular Nordestina, enfim, tudo aquilo que for ligado ao sofrido, mas inteligente sertanejo, excetuando as manifestações políticas atuais e vindouras que fogem do nosso propósito.


Após, finalizadas as questões da pauta, o membro Acadêmico Fundador, então Presidente aclamado, ARCHIMEDES JOSE MELO MARQUES, entregou a primeira Comenda da ABLAC, uma estatueta da sua autoria, representando o grande forrozeiro JOSÉ DOMINGOS DE MORAIS (DOMINGUINHOS) ao colega Membro Acadêmico Titular ANTÔNIO VILELA DE SOUZA que agradeceu a honraria emocionadamente.


Após a distribuição de souvenirs pela Secretária-Geral Elane Lima Marques, fora por todos brindado com champagne a fundação da ABLAC, cujos objetivos iniciais serão: a) Promover o estudo, a pesquisa e a divulgação dos temas centrais, abrangendo as áreas da literatura, da música, da cultura, das artes plásticas e artes cênicas; b) Incentivar os escritores e demais artistas nos seus respectivos trabalhos relacionados aos temas centrais da instituição; c) Estimular os novos talentos nestas mesmas vertentes; d) Valorizar e preservar as diversas culturas regionais presentes em nosso Brasil, em especial em nosso Nordeste; e) Estimular as diversas manifestações literais e artístico-culturais, observadas a liberdade de expressão e a criação popular; f) Discutir e programar ações conjuntas nas diversas áreas de ação cultural; g) Estabelecer políticas de obtenção de recursos junto a instituições públicas e privadas; h) Promover periodicamente encontros, simpósios, palestras, seminários, debates e outros eventos similares nos âmbitos Regional, Estadual e Municipal, sobre temas contemporâneos das suas áreas e pertinentes aos objetivos gerais da entidade; i) Estabelecer intercâmbio com órgãos públicos federais, estaduais e municipais ou mesmo privados vinculados à Cultura, Literatura e as Artes; j) Reivindicar o aperfeiçoamento do direito, das instituições e das ações governamentais com respeito ao amparo e à igualdade dos escritores e artistas. k) Filiar-se a entidades congêneres que atuem nos planos regional, estadual, nacional e até internacional; l) Homenagear nas pessoas dos seus atuais familiares, os historiadores que deixaram os seus legados na Cultura pertinente aos temas centrais dessa instituição; m) Homenagear nas pessoas dos seus atuais familiares os remanescentes das guerras do Cangaço especificados no Regimento Interno da instituição; n) Aglutinar, através dos seus membros e colaboradores, o pensamento criativo, a fim de que, fortemente representado, ganhe em difusão e implementação à elevação dos temas centrais da Academia, para uma melhor divulgação à nível nacional e internacional.

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