Seguidores

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

O RAIZEIRO

Clerisvaldo B. Chagas, 21 de agosto de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.167

As plantas selvagens curativas utilizadas pela sabedoria dos pajés foram preservadas no crânio dos caboclos descendentes. O raizeiro ou a raizeira é pessoa simples que herdou os conhecimentos das plantas e com elas trabalha. Apesar do nome raizeiro, utiliza-se todas as partes da planta e não somente a raiz. Em todas as regiões brasileiras, encontramos esses doutores do mato, tanto fazendo garrafadas, quanto vendendo partes avulsas das plantas. Existem aqueles que apenas sabem fazer um tipo específico de garrafada, como exemplos têm a garrafada para alérgicos ou para bebida cachaça, chamada “misturada” ou “ninho de garrincha”, no sertão. Mas tem os que fazem garrafadas para todos os tipos de doenças.

FOTO: NATURAL & BELA GARRAFADAS
Em todos os mercados do Brasil, mulheres vendem ervas para os mais diferentes fins. Muitas delas apenas vendem, mas não fazem as garrafadas. Acumulam, porém, a experiência como elo entre o raizeiro e o cliente. Para todos os tipos de doenças, desde as mais simples às mais perigosas, não falta esse tipo de medicina nas bancas dos mercados. Se não tem o que você procura, o produto pode ser encomendado. E quando se pergunta os nomes de tanta coisa de dentro da garrafa, geralmente o raizeiro desconversa. Cita dois ou três produtos e complementa “com muito mais”. Quem é da profissão também tem os seus preceitos, assim como a parteira prática e o rezador (benzedor, curador). É comum o raizeiro encomendar produtos de outra região: casca, raiz, folhas e entrecasca.
Em vários lugares do país, os conhecedores de mato são valorizados em reuniões, seminários e congressos dos conhecimentos naturais. São bases para estudos e pesquisas. Em outros lugares, entretanto, a valorização do raizeiro fica apenas em parte da população que não dispõe do acesso a médicos e farmácias. 
E se você sente atração pela Fitoterapia, não precisa adoecer para acompanhar o prazeroso trabalho de um raizeiro. Isto é, se souber conquistá-lo, pois a profissão guarda vários segredos que não gostam de exposições.
Quer tomar um “ninho de garrincha”?

http://blogdomendesemendes.,blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário